Por que InuYasha sofreu censura na TV aberta brasileira?

Capa da Publicação

Por que InuYasha sofreu censura na TV aberta brasileira?

Por Ygor de Oliveira Ferreira

InuYasha foi um anime que marcou muitas crianças no início dos anos 2000 seja assistindo a produção na Cartoon Network ou então nos breves episódios que foram transmitidos na TV Globinho em 2005. Mas como era comum em muitas animações, principalmente nas japonesas, o anime passou por algumas censuras para poder ser transmitido na TV aberta.

InuYasha era um sucesso na Cartoon Network na sua transmissão no período da tarde por volta das 17 horas e a Globo tentou colocá-lo em sua grade de desenhos pela manhã em 2004. Segundo relata uma matéria da 2004 da Folha, o Ministério da Justiça afirmou que a produção só poderia ser transmitida depois das 20 horas na TV aberta por conter violência leve, segundo a análise da organização dos dez primeiros episódios do anime.

InuYasha precisou de muita censura para chegar na TV aberta

A estreia de InuYasha acabou sendo adiada em alguns meses, sendo lançada em 2005 e apresentava muita censura para que fosse transmitida no horário da manhã. Com isso a produção não tinha sangue e a maior parte das lutas, principalmente as que o protagonista ou outro personagem acertava cortes de espada, tinham momentos retirados para que a violência não fosse mostrada tão diretamente. Isso era unido com a dublagem que utilizava o termo Yokai para não chamar as criaturas de demônios.

Apesar de conseguir colocar InuYasha na sua grade de desenhos, o anime não durou muito tempo na TV aberta, após transmitir por volta de 20 episódios da produção, ele foi retirado da grade por reclamações e não retornou mais.

Atualmente é possível assistir a produção completa e dublada em português na Netflix que também conta com a versão sem censura que a produção passou para chegar a TV aberta no início dos anos 2000.

Confira também: