Harrison Ford, de Indiana Jones, dá sua opinião sobre o uso de IA no cinema

Capa da Publicação

Harrison Ford, de Indiana Jones, dá sua opinião sobre o uso de IA no cinema

Por Jaqueline Sousa

Harrison Ford está prestes a retornar às telonas como Indiana Jones, um dos personagens mais icônicos da história do cinema e da carreira do ator, no novo filme da franquia, Indiana Jones e a Relíquia do Destino. Aproveitando o lançamento do longa, Ford comentou sobre os avanços tecnológicos dos últimos anos, como a computação gráfica e a polêmica Inteligência Artificial, em uma entrevista ao The Wrap, explicando que, na sua percepção, tudo é uma questão de como essa tecnologia é usada no cinema.

De acordo com Ford, que aparece no novo filme de Indiana Jones rejuvenescido com a ajuda de CGI, o problema no uso de tecnologias tão avançadas no cinema acontece quando se perde a noção humana da coisa. O ator acredita que, caso isso não seja levado em consideração, o público não consegue se conectar com a história que está sendo contada:

“Acredito que não é uma questão de tecnologia, mas de como você a usa. Quero dizer, temos a capacidade de gerar mais inimigos do que qualquer um jamais teria enfrentado antes, mais aviões no céu do que qualquer um jamais veria. Mas você perde a escala humana. E, se você perde isso, você perde a capacidade que o público tem de vivenciar e se conectar com os personagens e a história que você está contando. É muito fácil.”

Apesar de ter suas ressalvas com o uso de CGI e IA em Hollywood, Harrison Ford topou ser digitalmente rejuvenescido em Indiana Jones e a Relíquia do Destino. O ator precisou ser convencido pela Lucasfilm, já que ele estava receoso de como o seu eu de 40 anos seria representado em tela.

Harrison Ford rejuvenescido por CGI em Indiana Jones e a Relíquia do Destino, novo filme da franquia.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Ford contou que só aceitou a proposta quando compreendeu como a ideia seria executada. “Eu posso atuar na cena, e eles analisam com IA cada filme meu [com a Lucasfilm] para me encontrar naquele mesmo ângulo e luz. É bizarro e funciona, e é a minha cara”, o artista explicou, contando que o resultado final se aproximou da realidade por usar imagens reais de arquivo.

Com direção de James Mangold (Logan), Indiana Jones e a Relíquia do Destino é o quinto filme da franquia que acompanha as aventuras do famoso arqueólogo, marcando a despedida de Harrison Ford como o personagem. O elenco conta com Phoebe Waller-Bridge (Fleabag) Antonio Banderas (A Pele Que Habito, A Máscara do Zorro), Mads Mikkelsen (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore) e Boyd Holbrook (Sandman).

Indiana Jones e a Relíquia do Destino estreia no dia 29 de junho nos cinemas brasileiros.

Aproveite também: