Framboesa de Ouro volta atrás e remove atriz mirim de votação para Pior Atriz

Capa da Publicação

Framboesa de Ouro volta atrás e remove atriz mirim de votação para Pior Atriz

Por Jaqueline Sousa

O Framboesa de Ouro é uma das premiações mais polêmicas da indústria cinematográfica por “consagrar” as piores performances e produções de cada ano. Os indicados de 2023 já foram divulgados, mas a nomeação da atriz mirim Ryan Kiera Armstrong, na categoria de Pior Atriz, causou uma reação bastante negativa do público, o que fez com que o evento removesse a jovem da disputa.

A controvérsia envolvendo a indicação de Ryan Kiera Armstrong ao Framboesa de Ouro de 2023, que entrou na premiação por seu trabalho em Chamas da Vingança, a nova adaptação do livro A Incendiária, de Stephen King, foi justamente porque a artista tem apenas 12 anos. Assim, por mais que o filme não tenha arrancado elogios da crítica especializada e da audiência, muitas pessoas criticaram a organização do evento por ter nomeado uma criança ao prêmio de Pior Atriz.

Aos 12 anos, Ryan Kiera Armstrong tinha sido indicada ao Framboesa de Ouro na categoria de Pior Atriz.

Em resposta à forte recepção negativa, o Framboesa de Ouro voltou atrás e decidiu retirar o nome de Armstrong da categoria. O anúncio, feito no Twitter, citava um tweet do ator Devon Sawa, que foi um dos primeiros a criticar a escolha problemática da premiação.

Ator desde criança, Devon tinha dito que “O Framboesa é organizado por pessoas sem alma. Indicar uma criança de 12 anos? F*dam-se, eles. Essa criança pode se tornar incrível se você não atingir a mente dela”. O comentário foi excluído, mas não antes do perfil oficial do evento respondê-lo com a notícia de que Ryan não estava mais concorrendo ao prêmio.

O Framboesa de Ouro comunicou:

“Referente ao feedback (com o qual concordamos), o Framboesa de Ouro não incluirá Ryan Kiera Armstrong na votação final.”

Em entrevista ao BuzzFeed News (via Yahoo! News), John Wilson, cofundador do prêmio de piores do ano, explicou que os membros votantes (cerca de 1.100) debateram a respeito da inclusão de Ryan Kiera Armstrong por conta de sua idade, mas decidiram respeitar o sistema de votação. “Acho que as pessoas que ficam chateadas com isso — nem sei como dizer isso. A raiva é interessante, talvez um tanto justificada, mas acho exagerada”, falou Wilson sobre as reações negativas.

Já a respeito do caso envolvendo a atriz mirim em específico, o cofundador do Framboesa de Ouro reconheceu que foi um erro. “A intenção era ser engraçado. Neste caso particular, parece que erramos. Eu admito isso”, afirmou.

O Framboesa de Ouro de 2023 acontece no dia 11 de março.

Aproveite também: