Framboesa de Ouro é criticado após indicação controversa

Capa da Publicação

Framboesa de Ouro é criticado após indicação controversa

Por Gus Fiaux

Já não é de hoje que o Framboesa de Ouro causa polêmicas e controvérsias. A cerimônia, que premia os “piores filmes e artistas do cinema” liberou suas indicações nesta semana, recebendo uma enxurrada de críticas depois do anúncio do prêmio de Pior Atriz.

Entre os indicados à categoria, estava Ryan Kiera Armstrong por seu papel em Chamas da Vingança, a nova adaptação de A Incendiária, clássico livro de Stephen King que já tinha sido adaptado em 1984. O “problema” aqui é que Ryan é uma criança e tem apenas 12 anos.

No filme, ela interpreta Charlene McGee, ou simplesmente “Charlie”. Ela é uma menina com poderes pirocinéticos – ou seja, é capaz de controlar o fogo – que acaba sendo perseguida por uma organização paramilitar. O longa em si não foi bem recebido pela crítica e pelo público, mas muitos acharam a decisão de indicar Ryan à Pior Atriz cruel.

Ryan Kiera Armstrong, de apenas 12 anos, foi indicada à categoria de Pior Atriz por seu papel em Chamas da Vingança.

No Twitter, dezenas de pessoas expressaram seu desconforto com a decisão do Framboesa. Julian Hilliard, jovem ator de WandaVision, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura A Maldição da Residência Hill disse:

“O Framboesa de Ouro sempre foi cruel e sem classe, mas indicar uma criança é repulsivo e errado. Por que colocar uma criança na mira de mais bullying ou até pior? Melhorem!”

Outra categoria que causou muita comoção foi a de “Pior Casal em Cena“, onde quase sempre os indicados são uma grande piada por parte da organização da premiação. Entre os anunciados deste ano, há “Andrew Dominik e seus problemas com mulheres“, em referência ao diretor de Blonde, biografia de Marilyn Monroe.

O perfil @cambregabriel19 comentou sobre essa categoria específica, dizendo: “O Framboesa de Ouro não pode fingir que se importa com mulheres quando eles indicam Shelley Duvall por ‘O Iluminado’ e no ano passado deram o prêmio para Kate Hudson e Maddie Ziegler por atuações das quais não são culpadas.”

Essa não é a primeira vez que o Framboesa de Ouro está atrelado a controvérsias e piadas de mal gosto. Os “vencedores” do Framboesa de Ouro de 2023 serão revelados no dia 11 de março de 2023, um dia antes da cerimônia do Oscar.

Abaixo, veja também: