Fãs acusam Black Clover de copiar Sharingan de Naruto

Capa da Publicação

Fãs acusam Black Clover de copiar Sharingan de Naruto

Por Nick Narukame

Atenção: Alerta de Spoilers!

No meio dos animes é bem comum que autores se inspirem uns nos outros para criarem suas próprias histórias. O problema surge quando essas inspirações acabam se tornando óbvias demais e acusações de plágio começam a surgir. Esse está sendo o caso de Black Clover, cujo capítulo mais recente trouxe à tona um poder muito semelhante ao Sharingan de Naruto, coisa que os fãs da obra de Kishimoto não deixaram passar batido.

No capítulo 352 de Black Clover, um personagem desperta um novo poder ocular. Nele, vários símbolos semelhantes a vírgulas preenchem a íris do usuário, o que imediatamente lembrou os fãs de Naruto da aparência do Sharingan, doujutsu herdado pelos membros do clã Uchiha no anime.

Página do capítulo citado.

Personagem desperta habilidade ocular nova em Black Clover.

Após o site Anime Senpai apontar esse fato, vários outros internautas começaram a apontar diversos momentos em que o mangaká Yuki Tabata parece ter plagiado Kishimoto. Alguns deles até mesmo colaram imagens das duas obras para destacar as semelhanças.

Poder despertado por personagem de Black Clover.

Há símbolos no interior do olho do personagem que, de fato, lembram muito os utilizados por Kishimoto no sharingan.

Mas o caso é que o tomoe, símbolo utilizado pelos dois autores em suas obras, não é uma invenção exclusiva de Kishimoto. Esse desenho em específico está presente na mitologia japonesa há milhares de anos e vários fãs de Tabata usaram esse argumento para defender o artista, postando tabelas com os tipos de tomoe existentes a critério de comparação.

A defesa levantada pelo usuário @ffuzzyGOD aponta também para o fato de que Sasuke Uchiha possui uma história de vida extremamente similar à de Kurapika, personagem de Hunter x Hunter. Nesse caso, segundo ele, se há uma preocupação tão grande assim no fandom de Naruto referente a plágio, esse deveria ser o primeiro caso a ser considerado.

Mas e você? De qual lado está nessa história? Acha que foi plágio? Divida sua opinião com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: