Em que época acontece a história de Naruto?

Capa da Publicação

Em que época acontece a história de Naruto?

Por Flávia Pedro

Como um dos animes mais influentes do mundo, Naruto – obra de Masashi Kishimoto –  se consolidou ao longo dos anos e até hoje é lembrado pelos fãs e perpetuado pela franquia, com Boruto. Claro que algo tão grandioso chamaria a atenção e, como uma história que se passa em um mundo ficcional, muitas dúvidas acabam surgindo e, uma delas é: em que época acontece a história de Naruto? É isso que tentaremos te responder hoje!

Como dito anteriormente, Naruto é uma história que acontece única e exclusivamente em um universo criado por Masashi Kishimoto, sem usar a vida real ou os tempos modernos para determinar a sua obra. Isso dificulta muito a compreensão de “um período histórico em que a história se passa”, já que ela possui sua própria linha do tempo, que não está relacionada com grandes acontecimentos em nosso mundo.

Naruto

Porém, Kishimoto remonta alguns elementos do Japão antigo, como é o caso dos ninjas e de suas armas. Os ninjas foram uma espécie de agentes secretos ou mercenários do Japão feudal, especializado em artes de guerra não ortodoxas e isso foi reproduzido através do anime. Além disso, também temos a formação social estabelecida através de pequenas ou grandes vilas, que se dividem em Cinco Grandes Países Shinobi, também relembrando tempos mais antigos.

Apesar disso, temos alguns elementos um pouco mais modernos aparecendo na animação, relembrando um pouco os anos 80, como televisões de tubo e discmans que aparecem em alguns episódios. Também não podemos esquecer dos experimentos do Orochimaru que, com certeza, precisaram de tecnologia para serem bem realizados e executados de forma correta.

Quarto do Sasuke, com uma TV ao fundo

Boruto, a continuação após o fim de Naruto Shippuden, também está trazendo muita tecnologia como laptops, chamadas online e muitos outros elementos que distoam da clássica arte ninja. Assim, é extremamente difícil definirmos com certeza quando Naruto se passa, principalmente porque o próprio autor nunca revelou quando a história aconteceu em termos de data ou períodos históricos. (via SportsKeeda)

E você, acha que Naruto se passa em que época? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: