Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes — Tudo que você precisa saber sobre o jogo que inspira o filme

Capa da Publicação

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes — Tudo que você precisa saber sobre o jogo que inspira o filme

Por Chris Rantin

Por décadas Dungeons & Dragons, também conhecido como D&D, tem levado milhares de fãs para terras fantásticas e memoráveis com aventuras épicas cheias de imaginação. Cada vez mais popular, o jogo tem sido mencionado em séries de TV, inspirado animações de sucesso. 

Em breve D&D deve conquistar um novo público com o lançamento de Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes, filme que promete levar a essência do game para as telonas, entregando muita magia e diversão. Mas afinal de contas o que é Dungeons & Dragons?

O que é Dungeons & Dragons?

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes promete trazer toda a diversão presente em D&D

Criado em 1974 por Gary Gygax e Dave Arneson, Dungeons & Dragons é um jogo de RPG de mesa, ou seja, um jogo em que, tradicionalmente, pessoas se reúnem em torno de uma mesa utilizando livros de regras e dados especiais para imaginar uma história épica e divertida.

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e, especialmente por conta da pandemia de Covid-19, a internet tem facilitado o encontro de pessoas para jogar D&D. Assim, não há mais a necessidade de uma reunião presencial para que a aventura aconteça, ainda que muitos continuem preferindo viver a experiência dessa forma. 

Presencial ou não, a essência do jogo permanece a mesma: é preciso ter muita imaginação. Afinal, por mais que existam inúmeros livros de regras e acessórios que possam auxiliar, D&D continua sendo um jogo de interpretação e improviso e, para isso, é preciso se entregar para essa fantasia. 

Como jogar Dungeons & Dragons? 

Jogar D&D é mais fácil do que parece!

Para jogar Dungeons & Dragons, o grupo de amigos precisa se dividir entre jogadores e mestre. O objetivo não é a vitória ou derrota — afinal, em D&D não existem vencedores ou vencidos — mas essa divisão é necessária para que o jogo flua bem. 

Os jogadores precisam criar uma ficha para os seus personagens, definindo a raça e as características físicas, traços de personalidade, alinhamento moral, classe e habilidades especiais. Todas essas informações básicas estão contidas no Livro do Jogador, sendo expandidas em outros livros complementares. 

Há uma ampla variedade de raças (elfos, humanos, tieflings, anãos, meio-orc…) e classes (bruxos, clérigos, paladinos, druidas, bardos…), cada uma trazendo suas peculiaridades com vantagens e desvantagens. Outros componentes, como os antecedentes, reforçam características que seu personagem pode ter adquirido no passado e as habilidades que você pode escolher conforme avança na narrativa; isso ajuda a garantir que cada personagem seja único. 

Já o Mestre do Jogo, também conhecido simplesmente como Mestre ou DM, atua como o narrador dessa história. Ele estabelece e descreve o mundo, controla os monstros que serão enfrentados, cria as missões que serão realizadas e interpreta os personagens não jogáveis (NPCs) que irão interagir com os jogadores. Ele também é o juíz que define como algo vai funcionar dentro do jogo, reforçando regras e organizando a história. Para o Mestre, as principais informações estão no Livro do Mestre e no Livro dos Monstros

Em D&D você pode ser o que você quiser!

É importante deixar claro, porém, que Mestre e Jogadores estão jogando juntos. Ainda que o papel do Mestre seja desafiar e, por vezes, antagonizar os aventureiros, ambos contribuem ativamente para contar uma boa história e, portanto, não estão em posições contrárias. Todo mundo se diverte muito mais quando as coisas fluem sem animosidade ou competição interna. 

Depois que os personagens são criados e que o Mestre se preparou — seja criando sua própria história ou utilizando uma aventura já pronta como base — é hora de começar sua jornada! O DM apresenta a trama e os jogadores trabalham juntos para superar os problemas que surgem pelo caminho, o que pode ser tanto monstros, como tesouros ou portas fechadas. Conforme a narrativa avança, os jogadores ganham pontos de experiência e avançam de nível, o que libera novas habilidades e os torna mais fortes.

Os mundos de D&D são repletos de maravilhas e perigos, com monstros terríveis e figuras ardilosas que espreitam nas sombras, mas também com muitos tesouros, magia e encanto. Tudo depende do tipo de história que os jogadores e o mestre querem contar! 

Mas se todo mundo pode tomar suas próprias decisões e agir como bem entender, como garantir que as coisas fluam de uma forma bacana e mais organizada? Contando com a sorte e jogando os dados, é claro. Para avaliar o sucesso de cada tentativa, os jogadores e o mestre jogam dados especiais (os famosos d4, d6, d8, d10, d12, d20 e d100) e precisam superar um número específico de dificuldade para ver se conseguiram executar o que foi planejado. 

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes

Em Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes não veremos pessoas interpretando personagens, dados sendo rolados ou a figura de um Mestre controlando a história. Isso porque o filme é inspirado neste universo, mas não necessariamente baseado no jogo de RPG, o que garante que qualquer pessoa, tendo conhecimento de D&D ou não, poderá apreciar essa aventura fantástica.

Assim, o filme inclui raças, classes, magias e cidades clássicas do jogo, mas isso funciona mais como um easter-egg para aqueles que estão familiarizados com isso em D&D. Aqueles que nunca jogaram o game ainda terão a oportunidade de se divertir com um filme cheio de ação, comédia e magia. 

Dirigido por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes conta com Michelle Rodriguez (franquia Velozes e Furiosos), Chris Pine (Mulher Maravilha), Justice Smith (Detetive Pikachu), Rege-Jean Page (Bridgerton), Sophia Lillis (IT – A Coisa) e Hugh Grant (The Undoing) no elenco.

Na trama acompanharemos a jornada de um grupo de heróis improváveis, liderados por um ladrão charmoso, que precisa enfrentar uma força maligna e salvar o mundo. Enfrentando inimigos perigosos e criaturas mortais, o longa trará muita ação e aventura para toda a família, com batalhas épicas, personagens divertidos e efeitos especiais surpreendentes. 

Então, se você não quer perder essa história — e quem sabe ser inspirado a jogar D&D no futuro —, Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes estreia 13 de abril exclusivamente nos cinemas.

Confira também: