Dragon Ball: Por que Goku não envelhece?

Capa da Publicação

Dragon Ball: Por que Goku não envelhece?

Por Flávia Pedro

Goku é o querido protagonista de uma das maiores franquias dos animes de todos os tempos: Dragon Ball! Sendo adorado por muitos fãs que o acompanharam desde sua infância como um garotinho com rabo de macaco, uma dúvida ainda ronda o personagem… Afinal, por que – desde que ficou adulto – Goku não envelhece mesmo com o passar dos anos?

Cerca de 20 anos se passaram desde o arco em que Goku enfrentou seu irmão Raditz, no início da Saga Saiyajin em Dragon Ball Z, mas a aparência do personagem permaneceu inalterada desde então. Mas qual o motivo disso? O Saiyajin não envelhece?

Aos 23 anos, Goku já era um homem adulto, casado e pai de Gohan, mas desde essa época (apesar dos saltos temporais), seu design continuou o mesmo. Em Dragon Ball Super e Dragon Ball Super: Super Hero, Kakaroto tinha aproximadamente 43 e 47 anos, respectivamente (via ScreenRant), mas ele não parece tão diferente de quando tinha 23.

Comparação de Goku com o decorrer da série

Bom, isso pode ser explicado pela raça Saiyajin e a forma como esses seres alienígenas envelhecem bem diferente de nós humanos. Foi dito por Vegeta em Dragon Ball Super que os Saiyajins permanecem em seu auge de vida até que completem 80 anos de idade, uma questão biológica de seu próprio povo, o que pode garantir ao personagem – e também à Vegeta – a mesma aparência por mais alguns longos anos.

Outro fator é a segunda morte de Goku, que se recusou a ser revivido pelas Esferas do Dragão e, por isso, ficou morto por 7 anos (o que também interrompe o envelhecimento nesse período de tempo). Ou seja: o corpo de Goku é 7 anos mais novo que sua idade real. 

Confira também: