Desenho da Luluzinha criou expressão popular para se referir a “movimento” machista

Capa da Publicação

Desenho da Luluzinha criou expressão popular para se referir a “movimento” machista

Por Nick Narukame

Durante anos a fio as mulheres vem buscando conquistar um espaço que já deveria ser delas por direito em muitas áreas que seguem dominadas apenas por homens. Esses espaços sexistas e excludentes receberam o apelido de “Clube do Bolinha” graças a um quadrinho muito querido e popular pelo mundo todo: Luluzinha.

Na história, criada por Marjorie (Marje) Henderson Buell em 1935, o personagem Bolinha possui um clube com seus amigos cuja sede se localiza em uma casa na árvore. Na entrada do lugar é possível ler uma placa de aviso com a seguinte frase “Menina não entra”. Isso deixava a protagonista bastante irritada e ela se punha a pregar diversas peças como encher a área com melado e afins (via Jornal do Comércio).

Capa de quadrinho da Luluzinha.

Luluzinha não se conformava com o Clube do Bolinha.

O caso é que existem muitos “Clubes do Bolinha” na vida real ainda hoje. Mesmo que haja toda uma conversa sobre equalização dos direitos para ambos os sexos, há diversas áreas consideradas majoritariamente machistas em nossa sociedade, inclusive no meio nerd.

Há quem se surpreenda ao descobrir que obras de grande sucesso como Demon Slayer e Blue Exorcist foram escritas e ilustradas por mulheres, ou quem despeje xingamentos terríveis e misóginos em partidas de jogos online simplesmente por descobrirem que há uma mulher no time.

É verdade que a situação tem se tornado menos pior se comparada com a de décadas atrás, mas ainda existe muito caminho pela frente para que os Clubes dos Bolinhas sejam realmente desfeitos enquanto movimentos machistas e segregatícios para que as Luluzinhas possam vir a ter vez e voz de verdade e a igualdade entre os sexos não continue sendo apenas mais uma utopia.

Por falar em artistas mulheres que mandam muito bem em seus trabalhos, que tal conferir nossa lista de mangás que foram feitos por mulheres e você provavelmente não sabia?