De onde vem o nome de Gotham City? A origem curiosa do lar do Batman

Capa da Publicação

De onde vem o nome de Gotham City? A origem curiosa do lar do Batman

Por Jaqueline Sousa

No universo da ficção, existem algumas locações que ficaram marcadas para sempre na memória dos fãs. Uma delas é Gotham, a cidade onde Bruce Wayne combate o crime usando seu uniforme do Batman. Mas você já parou para pensar qual é a origem do nome de um dos territórios mais icônicos da cultura pop?

A ideia para Gotham City veio de Bill Finger, o cocriador do Batman ao lado de Bob Kane. E o nome para a corrupta locação para as aventuras do super-herói encapuzado veio de um jeito bastante curioso: Finger estava folheando as páginas de uma lista telefônica (sim, aqueles livros gigantes que as pessoas usavam para buscar contatos antigamente) quando viu um nome que lhe chamou atenção.

“Originalmente, eu chamaria Gotham City de Civic City. Depois tentei Capital City, e Coast City. Então, estava folheando a lista telefônica da cidade de Nova York e vi o nome Gotham Jewelers e disse: ‘É isso, Gotham City'”, explicou Bill Finger após ser questionado sobre a origem do nome Gotham (via Gotham Archives).

O cocriador do Batman ainda aproveitou para dizer que eles poderiam ter chamado a cidade apenas de Nova York, uma associação que sempre foi feita pelos fãs por causa das semelhanças entre os lugares. Contudo, nem ele e nem Bob Kane queriam usar a cidade real como ambientação porque queriam que qualquer pessoa, independente de onde vivesse, se identificasse com Gotham.

A origem de Gotham City tem relação com a cidade de Nova York.

Ainda assim, o nome Gotham já vem carregado de uma conotação nova-iorquina por si só. Isso porque Gotham era um apelido conhecido desde o século XIX para designar a cidade de Nova York, sendo usado pela primeira vez pelo escritor Washington Irving, em 1807.

Com origens na vila de Gotham, no condado de Nottinghamshire, na Inglaterra, o termo foi mencionado por Irving em uma sátira da política e a cultura de Nova York. Na época, acreditava-se que o local europeu era habitado por pessoas tolas, o que levou o escritor a usá-lo em seus escritos.

Já a etimologia de Gotham é ainda mais curiosa: o nome deriva do inglês antigo “gat”, que significa “cabra”, e “ham”, termo que pode ser traduzido como “casa”. Logo, se levarmos ao pé da letra, Gotham significaria algo como “casa das cabras”, ou alguma propriedade onde cabras são mantidas.

Aproveite também: