Curta de 100 anos da Disney tem voz original de Robin Williams como Gênio, de Aladdin, sem IA

Capa da Publicação

Curta de 100 anos da Disney tem voz original de Robin Williams como Gênio, de Aladdin, sem IA

Por Jaqueline Sousa

Mais de 30 anos após emprestar sua voz ao Gênio da Lâmpada na clássica animação Aladdin (1992), os fãs do ator Robin Williams podem escutar a voz do artista mais uma vez, mesmo após seu falecimento em 2014. Com falas inéditas, a voz de Williams aparece em Once Upon a Studio (Era Uma Vez um Estúdio, em tradução livre), um curta-metragem da Disney que celebra os 100 anos da empresa do Mickey.

O curta, que foi exibido neste domingo (15) na emissora ABC e já está disponível no Disney+, conta com uma breve aparição do Gênio da Lâmpada, um dos personagens mais clássicos do estúdio, marcado no imaginário de muitos pela voz original de Robin Williams.

A título de curiosidade, a figura azul aparece rapidamente em uma cena com Olaf, o boneco de neve de Frozen, que se assusta com a aparição do Gênio. Logo, a voz de Williams surge dizendo apenas duas frases: “I haven’t seen a fall like that since Rome” (Eu não via uma queda assim desde Roma, em tradução livre) e “Much better” (Bem melhor, em tradução livre).

Voz de Robin Williams como Gênio não foi recriada com IA.

Confira abaixo (via DiscussingFilm):

Levando em consideração que são falas inéditas e que Robin Williams faleceu em 2014, houve uma dúvida acerca da maneira que a Disney recriou a voz do ator, principalmente com toda a polêmica envolvendo Inteligência Artificial. No entanto, de acordo com a Variety, o estúdio não usou esse tipo de tecnologia para trazer a voz de Williams de volta.

O que aconteceu foi apenas uma pesquisa de arquivo em que falas inutilizadas do ator na animação original foram resgatadas para o curta. “O [diretor] Dan [Abraham] escutou trechos da gravação original [da animação] e encontrou aquelas pequenas frases que poderíamos usar”, o produtor Bradford Simonsen contou à Variety. Ele também afirmou que o uso dos excertos foi autorizado segundo os espólios do ator.

Aproveite também: