Bryan Cranston, o Walter White de Breaking Bad, critica presidente da Disney em protesto da greve dos atores

Capa da Publicação

Bryan Cranston, o Walter White de Breaking Bad, critica presidente da Disney em protesto da greve dos atores

Por Gabriel Mattos

Este mês, a associação dos atores de Hollywood entrou em greve por melhores condições de trabalho. Entre as principais demandas estão a reivindicação de contratos mais justos em relação aos dividendos de streaming e um comprometimento em uma segurança da profissão em relação ao uso de Inteligência Artificial. Grandes executivos, como o CEO da Disney, Bob Iger, declararam publicamente não achar os termos dos trabalhadores “realistas”, atraindo críticas da categoria. Nesta terça (25), Bryan Cranston, o Walter White de Breaking Bad, alfinetou o produtor por suas declarações.

De acordo com a Variety, o discurso contra Iger foi feito durante um protesto da categoria na cidade em Nova York, em que atores como Brendan Fraser, Jessica Chastain, Matt Bomer, Chloë Grace Moretz e Corey Stoll participaram.

“Nós temos uma mensagem para o Sr. Iger,” disse Cranston. “Eu sei, senhor, que você enxerga as coisas por lentes diferentes. Nós não esperamos que você entenda quem somos. Mas pedimos que nos escute. E além disso, que escute quando falamos que nós não teremos nossos trabalhos tirados de nós e entregues nas mãos de robôs. Nós não vamos deixar vocês tirarem nosso direito ao trabalho e uma vida digna. E por último, e mais importante, nós não vamos permitir que vocês tirem a nossa dignidade! Nós somos um sindicato acima de tudo, até o fim!”

Bryan Cranston mandou o recado

Cranston não é o primeiro ator a desafiar diretamente Bob Iger, executivo que renovou seu contrato com a Disney por mais três anos na véspera da deflagração da greve dos atores. No início do mês, Ron Perlmuter, conhecido por sua atuação como Hellboy, fez um apelo ameaçador ao executivo durante uma live em seu Instagram.

“Ao filho da put# que disse que não vão negociar com atores e roteiristas até que as pessoas percam suas casas e seus apartamentos: Me escute. Existem muitas formas de perder sua casa. Algumas são de forma financeira, outras através de karma e outra é apenas uma questão de descobrir quem falou isso. E nós sabemos quem disse isso — e onde ele mora. Existem muitas formas de perder a sua casa. Se você deseja isso às pessoas; se deseja que famílias passem fome enquanto você faz 27 milhões de dólares por ano para não criar nada, tome cuidado. Tome muito cuidado. Porque são merdas assim que agitam as coisas.”, disse Perlmuter na ocasião.

Apesar de não citar o nome do executivo em vídeo, o ator deixou fortemente sugerido se referir ao CEO da Disney. Em meados de julho, a empresa oficializou o novo salário de Bob Iger, que passa a receber 27 milhões de dólares por ano após seu retorno emergencial em substituição a Bob Chapek, que ocorreu em novembro de 2022.

Leia mais: