Avatar: A Lenda de Aang – Quais são as culturas representadas no desenho através de cada nação?

Capa da Publicação

Avatar: A Lenda de Aang – Quais são as culturas representadas no desenho através de cada nação?

Por Gabriel Mattos

Mais de quinze anos após a sua conclusão, Avatar: A Lenda de Aang continua sendo relevante por ter construído um universo rico. Para garantir uma boa diversidade, a animação busca influência em diversos povos do mundo real como pilar para as tradições de suas próprias tribos. Mas quais são, exatamente, as culturas representadas no desenho? (via Baron News)

Quais culturas inspiraram as Tribos da Água?

A primeira tribo introduzida na história é a Tribo da Água do Sul, de onde vem Katara e seu irmão Sokka. E ainda na primeira temporada, a Tribo da Água do Norte, sua nação irmã, é devidamente apresentada. Localizados em pontos extremos desse mundo, os grupos compartilham boa parte da cultura, que tem uma forte influência de costumes dos povos originários, conhecidos popularmente como indígenas.

As vestimentas são claramente uma referência aos povos Inuit e Yupik. A dieta, baseada em peixes, pode ser encontrada em povos indígenas de todo o mundo. Os barcos tem influência polinésia e as armas, dos aborígenes australianos. Talvez o mais interessante seja a arquitetura, que mais diferencia essas tribos: no Norte, há uma combinação da estética asteca com os canais de Veneza, enquanto o Sul implementa os iglus dos inuits.

Qual cultura inspirou o Reino da Terra?

O Reino da Terra traz fortes paralelos com a China, que vão desde a sua política rígida a sua culinária. Ba Sing Se lembra antigas capitais chinesas, como Beijing, e também faz referência a Grande Muralha. O palácio é inspirado na Cidade Proibida e o Lago Laogai tem o nome de um tenebroso campo de reeducação que manchou a história do país.

Muitos pratos bastante apreciados da China são mostrados no Reino da Terra, como pato assado e jook. Até mesmo o repolho, que ganhou destaque graças a um personagem carismático, também é um ingrediente conhecido da culinária local. Nas vestimentas, os grupos mais periféricos apresentam semelhanças as vestes pré-manchu, enquanto em Ba Sing Se há uma inspiração na Dinastia Qing.

Grupos mais isolados, por outro lado, conseguem preservar uma identidade própria, inspirados por outras culturas do mundo real. A Ilha Kyoshi, por exemplo, claramente é baseada em tradições japonesas, enquanto os domadores de areia, do povo Tuareg do Norte da África.

Qual cultura inspirou a Nação do Fogo?

A temível Nação do Fogo é uma alusão a outro país tenebroso da história: o Japão Imperial. Impregnado de hipernacionalismo, imperialismo e racismo, o país oriental foi responsável por invasões de territórios vizinhos na Segunda Guerra Mundial onde cometeu as mais terríveis atrocidades, como genocídios e destruição em massa — não muito diferente da terra natal do Zuko.

A própria geografia da Nação do Fogo é bem parecida com o Japão, trazendo elementos de outros arquipélagos famosos, como o Havaí e ilhas polinésias. A arquitetura e suas vestimentas, por outro lado, também trazem muita influência da China, como o histórico shenyi vestido por Zuko e seus templos, que parecem pagodas chinesas.

Quais culturas inspiraram os Nômades do Ar?

Tradicionalistas, os Nômades do Ar são desprendidos e buscam iluminação espiritual, de forma bem similar a budistas tibetanos, monges xiaolin, budistas de Sri Lanka, com uma certa influência hindu. A tradição de raspar o cabelo, usar roupas simples e meditar para alcançar uma maior conexão com o mundo espiritual também vem desta herança budista.

Os trajes rubros utilizados por muitos domadores de ar são baseados nas roupas de monges xiaolin. E a roupa de Aang, na terceira temporada, lembra bastante a do Dalai Lama. Inclusive, o método que os Nômades utilizam para encontrar o Avatar, oferecendo brinquedos possivelmente conectados a suas vidas antigas, é o mesmo aplicados por tibetanos para encontrar seu líder, o Dalai Lama.

Leia mais: