Os Anéis de Poder não vai parar sua produção mesmo sem seus roteiristas, entenda

Capa da Publicação

Os Anéis de Poder não vai parar sua produção mesmo sem seus roteiristas, entenda

Por Gus Fiaux

Enquanto a Greve dos Roteiristas toma conta de Hollywood mais uma vez, diversas obras estão sendo afetadas diretamente, já que nenhum roteirista filiado ao WGA (Sindicato dos Roteiristas da América) está trabalhando, em busca de melhores condições de salário e pagamentos justos. Mas, conforme noticiado pela Variety, uma série bem famosa (e cara) vai continuar suas atividades como se nada estivesse acontecendo.

site relatou que as gravações da segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder vão seguir sem interrupções. Restam apenas 19 dias de filmagens, e o Prime Video – streaming responsável pela série – decidiu seguir em frente com a produção.

Contudo, há um detalhe nisso tudo: Os showrunners e principais roteiristas da série, J.D. Payne Patrick McKay não estarão presentes no set ao longo dos próximos dias. Ambos são filiados ao Sindicato dos Roteiristas e, por isso, estão aderindo à greve. Assim, apenas produtores e diretores (que não são roteiristas) devem supervisionar os dias restantes de gravação – algo que pode afetar imensamente a qualidade do produto final.

De acordo com a Variety, um dos motivos que podem ter contribuído para a decisão por parte do Prime Video está na crescente tensão sentida em Hollywood. Atualmente, apenas o Sindicato dos Roteiristas está em greve, mas há um burburinho fervilhante na indústria de que o SAG (o Sindicato dos Atores) e o DGA (Sindicato de Diretores) podem aderir à paralisação até o fim de junho. Caso isso aconteça, teremos um encerramento total das atividades de Hollywood até que um acordo seja feito com a Associação de Produtores do Cinema e da Televisão.

Prime Video vai continuar a produção da série, mesmo sem os roteiristas no set – o que pode afetar a qualidade da narrativa.

Além disso tudo, vale ressaltar que o Prime Video, assim como outras plataformas de streaming, são os principais alvos da greve. O Sindicato dos Roteiristas exige melhores salários residuais – ou seja, o valor que deve ser pago sempre que seus projetos entrarem em serviços e plataformas digitais.

Nos Estados Unidos, a principal fonte de renda mensal de um roteirista está justamente nesses residuais, já que os filmes e séries que escreveram sempre rendem algum dinheiro quando são exibidos em TV fechada ou relançados no cinema ou em Blu-Ray/DVD. A chegada do streaming impactou diretamente nesse cenário, por não pagar um valor adequado para os artistas, ainda que suas obras sejam a força-motriz dessas plataformas.

Ainda não sabemos quando a segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder será lançada.

Abaixo, veja também: