Adam Devine, de Modern Family e A Escolha Perfeita, diz que filmes da Marvel arruinaram a comédia

Capa da Publicação

Adam Devine, de Modern Family e A Escolha Perfeita, diz que filmes da Marvel arruinaram a comédia

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, os filmes de super-heróis se tornaram o maior pináculo da cultura pop, soterrando outros tipos de produções, tanto nas salas de cinema quanto nos calendários dos estúdios. Entre as produções afetadas, os filmes com orçamentos medianos acabaram perdendo mais espaço, como pontua Adam Devine, conhecido por seu trabalho em A Escolha Perfeita e Modern Family, que acredita que a Marvel é a grande culpada da história.

Em uma entrevista ao This Past Weekend (via EW) para divulgar seu mais novo projeto, Devine falou sobre como as comédias perderam muito espaço nos cinemas:

“Você assiste comédias hoje em dia e pensa: ‘Isso não é uma comédia, porra’. Cadê as piadas? A entrega?”

Para ele, o principal responsável por isso são os filmes de super-heróis, especialmente os do MCU, que acostumaram o público com superproduções milionárias – e que mesclam pequenos detalhes de comédia. Ele cita, por exemplo, os Guardiões da Galáxia, franquia de James Gunn conhecida por seu teor cômico:

“Ainda há boas séries de comédia, mas filmes… é difícil. A minha teoria é: acho que a Marvel arruinou [o gênero]. Eu sinto que filmes de super-heróis arruinaram comédias porque você vai para o cinema e espera assistir algo que custou US$ 200 milhões para ser produzido, e comédias não são isso. Então você pensa: ‘Por que eu gastaria o mesmo dinheiro para ver uma pequena comédia no cinema, se posso gastar e ver algo que vale 200 milhões de dólares?’ […] E eles ainda fazem esses filmes serem engraçados, tipo: ‘Ai meu deus, aquilo é um guaxinim falando? Isso é hilário!’ E de fato é, mas não é uma comédia de fato.”

Devine cita os Guardiões da Galáxia como exemplo de filme de super-herói que tirou espaço das comédias no cinema.

Apesar de controversas, as declarações de Devine fazem sentido quando pensamos no cenário dos cinemas ao longo dos últimos anos. O próprio ator exemplifica sua fala, mostrando como os filmes de super-heróis dominaram o status quo, de modo que várias outras produções acabaram sendo deixadas de lado:

“Antes, havia uns 45 ou 46 filmes de comédia nos cinemas todos os anos. Então, a cada uma semana ou duas, havia uma nova comédia nos cinemas. E agora, no ano passado, foram 6 ou 7 apenas. É algo maluco.”

Entretanto, vale ressaltar que estamos passando por um momento conturbado e definidor na história de Hollywood. Além das greves de atores e roteiristas, os filmes de super-heróis mais recentes estão perdendo espaço nas bilheterias mundiais, ao mesmo tempo em que as duas maiores bilheterias do ano em 2023 (Super Mario Bros: O FilmeBarbie) são, acima de tudo, comédias.

O próximo filme de super-heróis a chegar aos cinemas será Besouro Azul, que estreia no dia 17 de agosto.

Abaixo, veja também: