O que diz o acordo que fez greve histórica dos roteiristas chegar ao fim?

Capa da Publicação

O que diz o acordo que fez greve histórica dos roteiristas chegar ao fim?

Por Gus Fiaux

Após quase cinco meses de negociações tensas, greve dos roteiristas de Hollywood finalmente chegou ao fim, depois que os estúdios e plataformas de streaming propuseram novos termos de acordo com o sindicato. Agora, os roteiristas podem voltar a trabalhar para os estúdios e produtoras, e aqui temos um breve resumo de tudo que foi contemplado pelo novo acordo!

Agora, o Sindicato dos Roteiristas compartilhou, de forma oficial, todas as demandas atendidas pelos estúdios e pelas plataformas de streaming, revelando as melhorias que vieram com os novos contratos dos roteiristas. Entre as proteções, temos novidades quanto ao uso de IAs e o aumento de salários residuais, dois dos principais tópicos que motivaram a greve.

No que diz respeito ao uso de inteligências artificiais na produção de roteiros, várias demandas foram atendidas e, com isso, o Sindicato estabeleceu uma série de proteções para seus membros:

  • Inteligências Artificiais não podem escrever ou reescrever material literário, e material gerado por IA não será considerado material-fonte, o que significa que esse conteúdo não pode ser usado para minar os créditos de um roteirista.
  • Um roteirista pode escolher usar ferramentas de IA quando estiver trabalhando, se a empresa consentir no uso e se o roteirista seguir todas as normas aplicáveis, mas as empresas não podem exigir que um roteirista use as plataformas de IAs (como o ChatGPT) para escrever roteiros.
  • As empresas devem revelar aos roteiristas se algum dos materiais dados a eles foram gerados por IA.
  • O Sindicato dos Roteirista se reserva no direito de dizer que a exploração do trabalho de roteiristas para treinar IAs é proibido.

Embora outras demandas tenham sido atendidas em um “meio-termo” entre as exigências dos roteiristas e o acordo proposto pelos estúdios, a área de inteligência artificial representou uma grande vitória para o Sindicato, já que todas as demandas da categoria foram atendidas.

Com quase cinco meses de negociações, a greve dos roteiristas chegou ao fim.

Com relação aos aumentos salariais, sabemos que algumas demandas foram atendidas pelos estúdios e plataformas de streaming. Para começar, os serviços digitais agora terão que pagar mais salários residuais para roteiristas de suas séries, seja nos EUA ou através de plataformas em outros países. Além disso, os serviços se comprometem em divulgar, de modo transparente, o sucesso de audiência de suas produções.

  • Salários residuais estrangeiros de streaming aumentados
  • Bônus de salário baseado na audiência de streaming
  • Transparência nos dados de streaming

Agora, apenas a greve dos atores continua em atividade – mas pelo visto, não por muito tempo. Segundo rumores, a Associação de Produtores da TV e Cinema deve se reunir com o SAG-AFTRA (Sindicato dos Atores) muito em breve, para tentar chegar a um novo acordo e encerrar as paralisações em Hollywood.

Abaixo, veja também: