Capa da Publicação

Zoe Saldana, a Uhura dos novos filmes de Star Trek, homenageia Nichelle Nichols

Por Arthur Eloi

Nichelle Nichols fez história na televisão ao interpretar a tenente Uhura na série clássica de Star Trek, ganhando destaque em uma época em que papéis assim não eram comuns para mulheres negras. A atriz faleceu no último sábado (30), e agora Zoe Saldana prestou seus respeitos ao legado que ela deixou.

No Instagram, a atriz de Guardiões da Galáxia falou da história de Nichelle Nichols, que morreu aos 89 anos em decorrência de causas naturais. Na legenda, Saldana se diz abalada pela morte de Nichols, e a descreve como “uma artista única que sempre esteve à frente de seu tempo. Uma ícone, ativista e, mais importante, uma mulher incrível que abriu as portas para apresentar uma nova perspectiva para mulheres de cor”.

A atriz então relembra como foi encontrar Nichols quando foi escalada para interpretar nos cinemas o papel que ela havia imortalizado na televisão nos anos 60:

Conhecer Nichelle foi um momento verdadeiramente especial na minha vida. Sua energia era contagiante, e ela me convenceu de que tudo era possível se você feito com o coração. É só lembrar que foi ela quem inspirou Mae Jemison [a primeira mulher negra a ir ao espaço] a seguir seus sonhos de se tornar uma astronauta.

 

Eu sabia da responsabilidade que tinha quando me escalaram para interpretar Uhura, e Nichelle me transmitiu segurança, dizendo para eu interpretá-la com toda a confiança do mundo. Espero que a memória dela continue viva ao celebrarmos sua incrível carreira, espalhando a mensagem de paz e igualdade entre todos os povos. Ela viveu uma vida longa e impactante, e não só prosperou como também ajudou muitos outros a prosperarem também.

Na trilogia de filmes mais recentes de Star Trek, Zoe Saldana assumiu o papel de Uhura

Por fim, Saldana se despede da mentora com uma citação da poetisa negra Maya Angelou:

Maya Angelou disse certa vez ‘As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez, ou o que você disse, mas elas sempre lembrarão como você as fez sentir’. Eu concordo com a afirmação, exceto para Nichelle Nichols. Será difícil esquecer o que ela disse, e difícil de esquecer o que ela fez, mas certamente será impossível esquecer o que ela nos fez sentir. Descanse no poder, rainha Nichelle.

Nichelle Nichols se tornou uma das principais atrizes negras de sua geração ao viver Uhura no seriado clássico de Star Trek, exibido entre 1966 e 1969. Além disso, ela reprisou o papel nos seis primeiros filmes da franquia. Por mais que tenha tido uma longa carreira após isso, Uhura foi uma personagem de impacto imensurável para a televisão da época.

Nichelle Nichols fez história na televisão como Uhura, uma das principais personagens da série clássica de Star Trek

No papel, a atriz protagonizou o primeiro beijo inter-racial da história, e ajudou a inspirar gerações de mulheres negras a seguirem carreiras na área de exatas – muitas delas no programa espacial norte-americano, do qual a própria Nichols foi divulgadora científica nos anos 70.

As três temporadas da série clássica de Star Trek, com Nichelle Nichols como Uhura, estão no catálogo da Netflix. Já na HBO Max e no Prime Video, é possível encontrar a trilogia mais recente de filmes, em que Zoe Saldana assume o papel da tenente.

Imagem de perfil
Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117