Nichelle Nichols, a Uhura em Star Trek, morre aos 89 anos

Capa da Publicação

Nichelle Nichols, a Uhura em Star Trek, morre aos 89 anos

Por Gabriel Mattos

A televisão americana perdeu uma grande estrela na noite do último sábado (30). De acordo com o portal Variety, a atriz Nichelle Nichols, who que interpretou a oficial de comunicações Uhura na série original de Star Trek, morreu aos 89 anos.

O falecimento da atriz foi confirmado por Gilbert Bell, seu parceiro de negócios nos últimos 15 anos. E apesar de não ter sido especificado, é seguro assumir que a atriz morreu de causas naturais.

Nichols entrou para a história ao participar de um dos primeiros beijos inter-raciais da televisão americana, cerca de um ano depois do fim da proibição do casamento entre pessoas de raças diferentes. Embora outros beijos tenham sido televisionados, a cena que compartilhou com William Shatner em 1968 pode ter sido o primeiro beijo na boca entre um casal inter-racial.

Nichelle Nichols e seu filho.

Sua importância para a representatividade negra no cinema e na televisão foi tamanha que Nichols foi convencida pelo próprio Martin Luther King Jr. a continuar no papel quando a atriz pensou em desistir. Afinal, ela também uma das primeiras atrizes negras a assumir um papel importante que não tinha relação com servidão.

Ela inspirou Whoopi Goldberg a entrar para a franquia e também influenciou gerações de mulheres e pessoas negras a investir em carreiras científicas. Tanto que foi contratada pela NASA como divulgadora científica, culminando na primeira turma de astronautas com mulheres e pessoas negras em 1978.

Nichelle Nichols deixou um filho, Kyle Johnson, de 70 anos.