X-Men: Um dos membros mais antigos da equipe morre de maneira brutal em nova HQ

Capa da Publicação

X-Men: Um dos membros mais antigos da equipe morre de maneira brutal em nova HQ

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Os X-Men estão sempre à beira do colapso, mas acabam de encontrar uma nova inimiga fervorosa, que fará de tudo para destruí-los após ter sido renegada. Trata-se de Moira MacTaggert, que perdeu seus dons mutantes na saga Inferno e agora, quer retornar para Krakoa mesmo depois de ter sido exilada. Porém, para conseguir pôr seu plano em prática, ela acaba de cometer um dos crimes mais hediondos na história dos Filhos do Átomo.

Em X Deaths of Wolverine #4, vemos Moira desesperada para recuperar seu lugar na ilha-nação dos mutantes. Ela sabe que não conseguirá fazer isso sem ajuda, então decide dar uma cartada final, arranjando um encontro com Sean Cassidy — o mutante conhecido como Banshee, que possui um grito sônico muito potente que, além de servir como radar, ainda pode impulsioná-lo pelos ares.

Porém, Moira sabe que ele pode recusar-se a ajudá-la, e isso faz com que ela perca a cabeça. Temendo a reação, ela mata Sean sem nenhuma cerimônia e ainda remove toda sua pele e roupas, que ela “veste” para poder passar sem ser notada pelos mecanismos de defesa de Krakoa. Agora, ela tem a chance de voltar para a ilha e destruir tudo que ajudou a construir.

Moira usando a pele de Banshee.

Essa traição fica ainda mais desoladora se nós pensamos no histórico dos personagens. Introduzido antes mesmo da segunda geração dos X-Men, o Banshee era um grande aliado dos Filhos do Átomo e sempre tomou o lado de sua amiga em várias circunstâncias. Eventualmente, os dois desenvolveram um relacionamento muito duradouro, ao mesmo tempo que trabalhavam a favor de Charles Xavier.

Com a reviravolta de que Moira era uma mutante, tudo isso foi colocado em xeque. Em Dinastia X Potências de X, descobrimos que o seu poder era de “ressuscitar” em outro universo, toda vez que morria. Essencialmente, ela é uma mutante desde sempre no Universo Marvel, mas manteve isso escondido de tudo e todos até chegar na hora certa para se revelar para quem era digno de sua confiança – e o Banshee nunca esteve nessa lista.

Após tudo que está acontecendo em Inferno e agora, X Lives e X Deaths of Wolverine, é bem nítido que Moira está passando do ponto da redenção – e isso pode ter consequências drásticas, ainda mais tratando-se de tudo que ela construiu junto da raça mutante, nas sombras. Quanto ao Banshee, ao menos sabemos que ele retornará em breve, graças aos protocolos de ressurreição de Krakoa.

X Deaths of Wolverine #4 está à venda nas bancas norte-americanas, sem previsão de publicação no Brasil.

Abaixo, veja também: