X-Men: Nova HQ revela o destino de Moira X

Capa da Publicação

X-Men: Nova HQ revela o destino de Moira X

Por Gus Fiaux

Marvel Comics acaba de dar fim a mais uma saga mutante. Inferno veio para abalar as estruturas de Krakoa e para mostrar as rachaduras do Conselho Silencioso, conforme o segredo de Moira MacTaggert foi exposto para muitos dos governantes da Nação Mutante. E agora, a própria mutante teve um destino trágico desencadeado por duas vilãs de longa data dos X-Men.

Em Inferno #4, escrita por Jonathan Hickman e ilustrada por Valerio Schiti e Stefano Caselli, temos uma série de revelações bombásticas. O Professor X e Magneto morrem em um conflito com Nimrod, mas todo o choque fica nas mãos de Mística Sina, que arquitetam um plano para matar Moira X depois de descobrirem que ela estava viva e impedindo a ressurreição de precognitivos em Krakoa.

Acontece que, como revelado em Dinastia X Potências de X, Moira tem um poder bem curioso: a cada vez que ela morre, ela logo volta à vida em outra realidade. Ao todo, ela já teve nove vidas passadas e atualmente vive sua décima – que era profetizada como sendo sua última. O que acontece é que Sina e Mística usam uma arma lendária do lore mutante para fazer com que ela perca seus poderes: a arma de Forge.

Mística transforma Moira MacTaggert em humana.

Criada na década de 80, essa arma é capaz de remover poderes mutantes. A arma foi criada pelo Forge, mas foi usada na Tempestade em uma história bem trágica, o que causou a ira do mutante engenheiro. Agora, a mesma arma é usada para tirar os poderes de Moira. Ela continua viva, mas agora é uma humana e perdeu o dom de ressuscitar cada vez que morre.

Isso conclui a profecia de que essa seria a última vida de Moira – exceto, é claro, caso ela recupere esses poderes em algum momento. Porém, quando Mística e Sina se preparam para matar a ex-mutante, eis que Cifra surge para interpelar a favor de Moira. A diferença é que ele não faz isso apenas por bondade, mas também para consolidar seu próprio poder em Krakoa.

Cifra quer que Moira continue viva…

Cifra lembra as vilãs da lei de “não matar humanos” e diz que, se elas matarem Moira, podem ser exiladas da mesma forma que Dentes-de-Sabre foi no começo da fase de Krakoa. Sina então observa os diferentes futuros e vê que a melhor coisa a se fazer é justamente seguir o conselho de Cifra. Assim, não só ele como elas também podem consolidar seu domínio em Krakoa.

Ao fim, Cifra deixa que Moira vá embora de Krakoa através de um portal. Agora, ela não faz mais parte da nação mutante e precisa voltar a conviver entre os humanos. E Emma Frost, que sabe de tudo envolvendo Moira, decide contar para todos os membros do Conselho Silencioso os segredos escondidos por Xavier e Magneto. Isso deve causar um grande rebuliço nas estruturas políticas da ilha.

Essa trama deve ser melhor explorada nas páginas de Immortal X-Men, a revista que vai explorar todas as tretas políticas por trás do Conselho Silencioso. Quanto a Moira MacTaggert, ainda não sabemos se ela vai dar as caras em alguma revista futura, mas é bem provável que o Professor X Magneto não fiquem nada felizes ao saber do destino da ex-mutante.

Inferno #4 está disponível nas bancas norte-americanas, sem previsão de publicação no Brasil.

Abaixo, veja também: