X-Men: HQ sugere que um dos heróis da equipe se tornará um mutante ômega

Capa da Publicação

X-Men: HQ sugere que um dos heróis da equipe se tornará um mutante ômega

Por Gus Fiaux

Depois de muita insistência, os X-Men voltaram à ativa da forma como eram conhecidos. Embora a nação mutante de Krakoa permaneça mais isolada do mundo, um grupo liderado por Ciclope Jean Grey participa de diversas missões para salvar o planeta de inimigos poderosos, provando como os homo superior podem ser benéficos para o restante da humanidade. E agora, a nova edição da HQ sugere a evolução de um membro da equipe para Ômega.

Na trama, os heróis estão perseguindo um inimigo conhecido apenas como Dr. Stasis. Ao encurralarem o vilão, o mutante flamejante Solaris libera uma intensa onda de fogo, que ameaça a vida de diversos civis. Pensando o mais rápido que consegue, Sincro acaba manifestando os poderes de Jean Grey para proteger quem está ao redor. Isso acaba salvando a vida de dezenas, mas também resulta na morte de Ciclope – que agora, não pode voltar à ativa para não expor os protocolos de ressurreição mutante.

Para quem não conhece, Sincro é a identidade secreta de Everett Thomas, um mutante capaz de “absorver” todos os dons de mutantes próximos a ele, “sincronizando” essas habilidades. Ele funciona de uma forma similar a outra heroína bem popular, a Vampira – com a diferença de que não depende do toque em alvos específicos para “sugar” os poderes alheios. A questão é que Jean Grey, no momento da ação, estava no espaço a milhares de quilômetros de distância de Sincro.

Em nova HQ, Sincro mostra que seus poderes estão em constante expansão.

Os poderes do mutante sempre funcionaram com base na proximidade e não fazia sentido que ele conseguisse usar os poderes de Jean quando ela estava muito distante dele. Depois, temos um texto especial escrito pela Dra. Cecilia Reyes, falando mais sobre a evolução dos poderes do mutante. Ela diz que ele já está com uma mente evoluída, por ter passado milhares de anos preso no “Cofre”.

Além disso, a doutora explica que os protocolos de ressurreição parecem intensificar os poderes dos mutantes que morrem e voltam à vida. Como os X-Men vivem morrendo em ação, os dons deles parecem voltar mais refinados e cheios de melhorias – e não é diferente com o Sincro, que está desenvolvendo uma “memória muscular” a ponto de sincronizar com mutantes que ele já teve contato há algum tempo, mas que agora estão distante.

Cecilia Reyes explica como Sincro pode estar se tornando um mutante nível ômega.

A doutora ainda escreve: “Nós definimos um ‘Mutante Ômega’ como alguém que não tem limites para o uso de seus poderes, e pode ser que estamos testemunhando o surgimento de um novo Ômega em Sincro. Não está claro qual o papel, se é que há algum, das ressurreições nessa habilidade de reviver os poderes de Jean, e mais informações são necessárias.”

Ou seja, parece que Sincro pode se tornar um novo Mutante Ômega em breve nas HQs. Designado para definir os mutantes mais poderosos da Marvel, essa classificação passou por algumas alterações nos últimos anos e indica quem possui habilidades ilimitadas dentro de cada escopo. Por exemplo, Jean Grey é uma telepata e telecinética ômega, já que ninguém consegue se equiparar a ela nessas habilidades – ao mesmo tempo que Magneto é um mutante ômega por seu magnetismo ser superior ao de todos os outros mutantes.

Atualmente, a ômega designada para absorção e mimetismo de poderes mutantes é Hope Summers, mas com a chegada de Sincro na disputa, pode ser que a Messias Mutante perca sua vaga para o mais novo membro dos X-Men. Por outro lado, isso parece ser uma trama construída aos poucos, o que certamente trará várias consequências para o personagem e sua equipe nas HQs.

X-Men #7 está à venda nas bancas norte-americanas, ainda sem previsão de publicação no Brasil.

Abaixo, veja também: