Como cena de Top Gun: Maverick quase causou um incidente internacional

Capa da Publicação

Como cena de Top Gun: Maverick quase causou um incidente internacional

Por Jaqueline Sousa

Top Gun: Maverick foi um dos lançamentos mais surpreendentes de 2022. Estrelado por Tom Cruise, o longa é a sequência do clássico dos anos 80 e conseguiu levar multidões às salas de cinema do mundo todo. Mas nem tudo correu tão bem assim nos bastidores: em entrevista ao Collider, o diretor Joseph Kosinski revelou que uma cena importante da produção quase causou um incidente internacional.

De acordo com Kosinski, o problema diz respeito ao fato de que nem tudo no filme é computação gráfica. Embora o CGI esteja presente, muitas acrobacias aéreas realmente foram feitas na vida real graças a uma parceria da produção com a Marinha dos EUA. O próprio Tom Cruise chegou a estar nas aeronaves (no banco de trás, em sua maioria) por ter uma licença de piloto.

Partindo dessa realidade, o diretor contou que houve um dia em que eles gravaram algumas cenas em um “hangar ultrassecreto”, onde eles colocaram um Darkstar, uma avião construído especialmente para as gravações de Top Gun: Maverick. Acontece que isso acabou chamando atenção dos satélites de outros países.

O avião Darkstar foi construído especialmente para o filme.

Segundo o relato de Kosinski, em um primeiro momento, a equipe não foi autorizada a gravar no local. “[…] Eu estava fazendo uma tour pela base em busca de um hangar para a sequência do Darkstar. E eles disseram: ‘Você pode tirar fotos, desde que não aponte sua câmera para lá’. E eu olho para lá, e há um hangar realmente interessante com uma torre, arame farpado ao redor e uma porta azul”, contou o diretor, lembrando que aquele local seria perfeito para as filmagens.

Eventualmente, depois de alguma insistência, a produção do filme recebeu uma ligação que autorizava as gravações na base secreta. Foi só depois do trabalho que Kosinski ficou sabendo que satélites estavam de olho na movimentação “suspeita” que ocorreu ali:

“Quando tiramos [o Darkstar] do local das gravações, disseram-me que alguns satélites de outros países realmente se moveram no espaço para tirar foto dele [Darkstar]. Acho que eles conseguiram rastrear isso, o que achei incrível. Se eles pudessem aproximar o zoom, veriam que Tom Cruise está no cokpit, o que é bem legal.”

Nem tudo é CGI em Top Gun: Maverick.

36 anos após o lançamento do primeiro filme, Top Gun: Maverick acompanha mais um desafio do piloto Pete “Maverick” Mitchell, que precisa treinar uma equipe de jovens pilotos para uma missão quase impossível. Além de Cruise, o elenco tem Milles Teller, Jennifer Connelly, Val Kilmer, Glen Powell e Jon Hamm.

Aproveite também: