The Umbrella Academy: Tudo o que você precisa lembrar antes de assistir a nova temporada

Capa da Publicação

The Umbrella Academy: Tudo o que você precisa lembrar antes de assistir a nova temporada

Por Gus Fiaux

Nesta quarta-feira (22), a Netflix liberou oficialmente a terceira temporada de The Umbrella Academy, uma de suas séries mais queridas pelo público. Nesse novo ano, somos convidados a descobrir tudo o que aconteceu com a Família Hargreeves desde que voltaram para seu tempo presente, após impedirem um apocalipse no passado.

Dando continuidade à adaptação dos quadrinhos homônimos de Gerard Way Gabriel Bá, a série se propõe a explorar uma família disfuncional onde cada membro possui superpoderes especiais, mas ao mesmo tempo, todos são traumatizados com as expectativas que foram colocados neles desde que eram crianças.

Para você se lembrar de tudo que aconteceu na série, preparamos uma matéria especial recapitulando os principais eventos de The Umbrella Academy bem como os personagens que compõem essa família disfuncional!

Quem são os membros da Umbrella Academy?

No dia 1º de outubro de 1989, 43 crianças nasceram na Terra com poderes especiais. Suas mães nem sequer sabiam que estavam grávidas e deram luz em todos os cantos do planeta. Sir Reginald Hargreeves, um homem muito excêntrico e misterioso, adotou sete dessas crianças, dando origem à sua Umbrella Academy.

Sua meta era criar uma família de super-heróis, que poderiam responder ao chamado e salvar o planeta sempre que fosse necessário. Porém, Reginald era um homem rígido e pouco amoroso, o que fez com que cada um de seus sete filhos adotivos tivesse problemas gerados pelas suas expectativas. Entre os membros da Umbrella Academy, temos:

  • Número Um – Luther Hargreeves: O “líder” da equipe, Luther possui o dom da superforça. Após um acidente trágico, ele ficou à beira da morte e sofre um experimento científico nas mãos de seu “pai”, que o deixa com um corpo monstruoso. Luther passou anos estacionado na lua, a mando de Reginald. O personagem é vivido por Tom Hopper.
  • Número Dois – Diego Hargreeves: O mais estressado da equipe, Diego possui uma habilidade peculiar com facas, conseguindo atingir qualquer alvo. Na primeira temporada, ele passa seus dias como um vigilante mascarado. Já no segundo ano, ele é preso em um manicômio e escapa com a ajuda de Lila Pitts. Ele é vivido por David Castañeda.
  • Número Três – Allison Hargreeves: Allison é uma das mais bem-sucedidas integrantes da Umbrella Academy. Quando a conhecemos, ela é uma famosa atriz que possui um marido e uma filha. Seu dom permite que ela controle pessoas ao seu redor usando palavras. A personagem é interpretada por Emmy Raver-Lampman.
  • Número Quatro – Klaus Hargreeves: Klaus é a bomba-relógio da equipe. Viciado em drogas e alcoólatra, ele passou anos tendo que lidar com as consequências terríveis de seus poderes: a capacidade de conversar com os mortos. O personagem é interpretado por Robert Sheehan.
  • Número Cinco: Sem ter tido seu nome verdadeiro revelado, Cinco passou anos desaparecido e retornou na primeira temporada da série, como um agente da Comissão Temporal. Ele basicamente viaja pelo tempo e elimina problemas nas linhas temporais, e volta para avisar de um grande apocalipse que ameaça a Terra. Ele é interpretado pelo astro Aidan Gallagher.
  • Número Seis – Ben Hargreeves: Quando a série começa, Ben está morto há anos. Ele teria sucumbido em uma missão da equipe, o que resultou na separação da Umbrella Academy. Ainda assim, seu fantasma aparece frequentemente para Klaus. Seus antigos poderes envolviam a criação de monstros com tentáculos através de seu próprio corpo. Ele é interpretado por Justin H. Min.
  • Número Sete – Vanya/Viktor Hargreeves: Na primeira temporada, Viktor atende pelo nome Vanya e é a “criança fracassada” de sua família, já que passou anos acreditando que nunca teve superpoderes. Na verdade, ele acaba se provando o mais poderoso de todos, mas também o mais perigoso. O personagem é vivido por Elliot Page, e sua transição de gênero foi adaptada na trama da série.

O nascimento do Violino Branco

A primeira temporada de The Umbrella Academy começa quando todos os integrantes da equipe precisam se reunir para o funeral de Reginald Hargreeves. Esse reencontro os força a pensar sobre seus próprios traumas e como eles sempre foram disfuncionais como família. Eventualmente, temos o retorno de Cinco, que passou anos desaparecido e volta para alertar de um apocalipse que pode pôr fim à Terra.

Enquanto isso, Viktor — que na época, se identificava como Vanya — desenvolve um relacionamento com Leonard Peabody, um homem carinhoso e cheio de segredos. Aos poucos, descobrimos que Viktor era sim dotado de poderes, mas que Reginald sempre os escondeu por medo do que essas habilidades poderiam causar ao mundo.

Aos poucos, Leonard revela seu verdadeiro rosto: ele é Harold Jenkins, um garoto que nasceu no mesmo dia que os Hargreeves mas nunca teve poderes. Cheio de inveja, ele começa a manipular Viktor para que ele possa destruir seus irmãos com seus novos poderes. Ao fim da temporada, Viktor assume o codinome Violino Branco, usando a manipulação de ondas sonoras para provocar grandes estragos.

Enquanto tudo isso acontece, dois assassinos perseguem Cinco por ter quebrado as regras da Comissão Temporal — e seus nomes são Cha-Cha Hazel. Ao fim, Cinco e seus irmãos não conseguem impedir o apocalipse, mas voltam no tempo para tentar corrigir esses problemas antes mesmo que eles aconteçam.

Problemas em Dallas

A segunda temporada começa com os membros da Umbrella Academy chegando na década de 60, em períodos bem diferentes. Cada um então tenta se adaptar à sua situação: Allison começa a namorar um importante líder da luta por direitos civis de pessoas negras e se casa com ele. Klaus cria um culto. Viktor vai morar em uma fazenda com uma mulher que o atropelou, seu marido e o filho autista do casal. Diego é internado em um manicômio e conhece Lila Pitts. Já Luther se torna segurança para um homem perigoso.

Cinco chega em novembro e vê um novo apocalipse se formando. Com a ajuda de Hazel, ele volta alguns dias no tempo e tenta reunir seus irmãos para combater essa nova hecatombe, mas continua sendo perseguido pela Comissão Temporal — dessa vez, pela Gestora, que era sua antiga chefe e que contrata esquadrões de mercenários para perseguir os Hargreeves.

Os seis heróis então tentam encontrar seu pai, Reginald Hargreeves, muitos anos antes dele tê-los adotado. O encontro vai muito mal e Reginald os renega, mas logo começa a surgir a suspeita de que ele estaria envolvido, de alguma forma, no assassinato do presidente John F. Kennedy.

Ao fim da temporada, descobrimos que Lila Pitts é a filha adotiva da Gestora e que também é um dos 43 seres com poderes que nasceu no dia 1º de outubro de 1989. Há um grande confronto entre os heróis e os membros da Comissão do Tempo, que resulta na morte da Gestora. O apocalipse é evitado pelos Hargreeves, que voltam até o seu período de origem — mas descobrem que tudo mudou.

A Academia Sparrow

Como podemos ver pela cena final da segunda temporada, os Hargreeves finalmente conseguiram voltar ao seu devido período temporal. Acontece que lá, eles encontram tudo diferente, já que Sir Reginald, após vê-los em 1963, ficou tão horrorizado com o desandar de sua família que acabou decidindo adotar outras crianças.

Assim, em vez da Umbrella Academy, surgiu a Academia Sparrow. O único membro que está nos dois grupos é Ben Hargreeves, já que Reginald não chegou a conhecê-lo no passado. Ainda sem saber como lidar com tudo isso, os membros da Umbrella começam a pensar em formas de restaurar tudo como era antes de terem viajado no tempo.

A terceira temporada deve tocar ainda em temas mais pessoais para os personagens. Sabemos que Diego ainda tem sentimentos não resolvidos por Lila, enquanto Allison precisa descobrir o que aconteceu com sua família. Ainda há toda a trama de transição de Vanya para Viktor.

Claro que não seria uma história da Umbrella Academy se um apocalipse iminente não estivesse envolvido, não é mesmo? Por isso, dessa vez, os irmãos terão que lidar com o kugelblitz, uma espécie de buraco negro constituído de energia bruta.

A terceira temporada de The Umbrella Academy já está disponível na Netflix.

Abaixo, confira também: