Por que existem tantos filmes do Pinóquio sendo lançados em 2022?

Capa da Publicação

Por que existem tantos filmes do Pinóquio sendo lançados em 2022?

Por Flávia Pedro

Pinóquio é uma história conhecida e amada ao redor de todo mundo, atravessando séculos desde sua criação e fazendo parte da infância de muitas pessoas, graças ao popular filme de animação da Disney feito em 1940. Contudo, 2022 é um ano em que essa história está mais em alta do que nunca, com duas produções – da Netflix e da Disney – sendo produzidas simultaneamente. Por que isso está acontecendo?

Pinóquio foi criado em 1883, pelo escritor italiano chamado Carlo Collodi para seu romance infantil intitulado “As Aventuras de Pinóquio“. Esse clássico começou a ser publicado inicialmente em colunas de revistas semanais e depois recebeu um livro completo. De lá para cá, a obra já recebeu cerca de 34 longas-metragens e, recentemente, uma adaptação feita por Guillermo Del Toro em stop motion e um live-action pela Disney.

Mas por que Pinóquio recebeu tantas adaptações diferentes ao longo de todos esses anos? A resposta é bem simples: sua propriedade é pública! (via Screen Rant)

Pinóquio, live-action da Disney

Sim, é bem fácil associar o personagem mentiroso à Disney, já que seu filme clássico é aclamado pelo público, mas os direitos desse personagem são públicos, então qualquer estúdio pode fazer uma produção do boneco de madeira. Algo semelhante aconteceu recentemente com a história de O Ursinho Pooh, que recentemente se tornou propriedade pública e, por isso, recebeu um filme de terror onde o amável ursinho se tornou um assassino.

Pinóquio acabou sendo transferido para o domínio público em 1960, cerca de 70 anos após a morte de seu autor, Collodi. Outros títulos clássicos como Branca de Neve também receberam inúmeras adaptações diferentes ao longo da história, mesmo que a mais marcante também tenha sido a animação feita pela Disney.

Pinóquio de Del Toro, produção da Netflix

Assim, temos o contraste entre as produções recentes da Disney e da Netflix. A Disney quer revisitar o sucesso que a obra trouxe para seus estúdios e oferecerá ao público um remake live-action, tendo como diretor o Robert Zeneckis (diretor de De Volta Para o Futuro). Já a Netflix abraça uma ideia mais crua, afinal teremos Del Toro dirigindo este longa.

São duas propostas bem diferentes e Pinóquio é um personagem tão querido pelos fãs que com certeza tem espaço para as duas produções!

Pinóquio chegará ao catálogo da Netflix em dezembro de 2022 e no Disney+ ele chegou em 8 de setembro de 2022. O que você acha sobre as duas obras estarem tão próximas? Já tem a sua preferida? Divide com a gente nos comentários!

Confira também: