Capa da Publicação

Pinóquio: Tudo que você precisa notar no trailer do remake live-action da Disney

Por Gus Fiaux

Nesta terça-feira (31), a Disney soltou o primeiro teaser trailer de Pinóquio, o remake live-action da animação clássica de 1940. O filme será dirigido por Robert Zemeckis e conta com um grande elenco, com nomes como Tom HanksLuke EvansCynthia Erivo, além de vozes de Benjamin Evan Ainsworth Joseph Gordon-Levitt.

O trailer parece muito fiel à animação clássica – inclusive em seus momentos mais tensos e assustadores – e aqui, você pode conferir tudo o que notamos no trailer do novo Pinóquio!

Primeiro, o trailer!

Caso ainda não tenha visto, aqui está o primeiro teaser trailer do remake live-action de Pinóquio.

Imagem de capa do item

Relógios

O trailer já começa com uma cena bem peculiar, que nos faz lembrar da animação clássica de 1940. Dentro da oficina de Geppetto, podemos ver uma parede repleta de relógios de pêndulo. No original, Gepeto é inventor, mas possui uma vasta galeria de relógios em casa.

Aqui, inclusive, podemos ver algumas referências diretas a filmes da Disney. Temos um castelo bem similar ao logo clássico do estúdio, animais que se parecem muito com personagens de algumas animações, além de relógios que parecem ter sido recriados do filme original.

Imagem de capa do item

Cleo

Assim que vemos Geppetto construindo sua obra-prima, temos também um breve vislumbre de uma personagem bem curiosa do filme: Cleo, a pequena peixe-dourado. Trata-se de um bichinho de estimação muito esperto, que está sempre em um aquário de vidro.

Aqui, não podemos ver muito do peixinho dourado, mas o aquário é idêntico ao do filme original. Na mesma cena, podemos ver mais da mesa de trabalho de Geppetto, mas não temos muitos vislumbres do próprio Pinóquio, já que ele só aparece no final do trailer.

Imagem de capa do item

Fígaro

Outro bichinho de estimação que se destaca no trailer é Fígaro, o gatinho frajola de Geppetto. Trata-se de um felino muito levado que vez ou outra tenta abocanhar Cleo, mas nunca consegue. Aqui, ele aparece fazendo seu exercício favorito: tirando uma sonequinha.

Curiosamente, há um detalhe interessante nessa cena. Ao lado de Fígaro, nós podemos ver uma fotografia de um jovem menino. Não sabemos quem é a pessoa, mas pelas roupas, acredita-se que possa ser um filho de Geppetto que faleceu - o que faria de Pinóquio uma homenagem ao garoto.

Imagem de capa do item

Um desejo...

Em uma cena, podemos ver Geppetto - interpretado por Tom Hanks - ajoelhado em sua cama, prestes a dormir. Ele então faz um pedido para a estrela mais brilhante do céu, pouco antes da música "When You Wish Upon a Star" começar a tocar.

Esse é o momento em que o homem pede à estrela que seus sonhos se tornem realidade - e se o filme seguir à risca a animação clássica, isso vai acontecer logo em seguida, com a visita da Fada Azul, que anima o corpo inanimado de Pinóquio.

Imagem de capa do item

Grilo Falante

Um personagem que aparece com bastante destaque ao longo do trailer é o querido Grilo Falante, que será totalmente criado em CGI e deve servir como um dos protagonistas da narrativa, provavelmente acompanhando o Pinóquio em sua jornada.

Na animação original, o personagem serve como a "voz da consciência" do boneco, e o ajuda a escapar de várias ciladas. Aqui, ele será interpretado por Joseph Gordon-Levitt, mas não sabemos se será apenas a voz ou se o ator também fez a captura de movimentos para o personagem.

Imagem de capa do item

Ilha dos Prazeres?

Em uma cena bem peculiar do trailer, podemos ver o que parece ser uma balsa, com várias crianças chegando a um local que não conseguimos ver. Pelo visto, se trata da Ilha dos Prazeres, lugar para onde Pinóquio é enviado ao fim do filme.

Trata-se de uma ilha sem regras, onde crianças podem fazer o que quiserem. Há bares e parques de diversão - e no filme original, elas podem beber e fumar à vontade, algo que provavelmente será cortado dessa nova versão. Porém, tudo tem um preço, já que a ilha transforma as crianças em burros...

Imagem de capa do item

O Cocheiro

Falando nisso, podemos ver brevemente um personagem presente no filme original, mas que parece ter mais destaque aqui. Trata-se do Cocheiro, um homem misterioso e maligno que comanda a Ilha dos Prazeres e tenta levar crianças para lá, para transformá-las em burros de carga.

O personagem será interpretado no filme por Luke Evans, o que já dá um indício de que sua presença no live-action será bem maior que no desenho. De forma geral, ele parece ser o "principal vilão" do filme, e aparece rodeado de crianças em determinado momento.

Imagem de capa do item

Circo Stromboli

Outro antagonista presente na animação que também dá as caras no trailer é o maligno Stromboli, um ganancioso dono de circo que tenta sequestrar Pinóquio para que possa servir como uma atração em seu show itinerante - porém, o boneco é salvo graças ao Grilo Falante.

Temos várias cenas do espetáculo de Stromboli, inclusive uma onde podemos ver uma boneca bailarina. Na animação original, há bonecas se apresentando como dançarinas de cabaré, mas isso pode ter sido alterado no live-action por conta do subtexto adulto.

Imagem de capa do item

A busca por Pinóquio

Em várias cenas, podemos ver Geppetto no meio de uma chuva forte, com seus animais de estimação. Depois, ele ainda aparece em um pequeno barquinho, auxiliado pelo Grilo Falante. E os fãs do desenho original devem se lembrar muito bem de quando isso acontece.

Da metade para o final da animação, Geppetto sai em busca de Pinóquio, que desapareceu sem deixar notícias. Eventualmente, essa jornada acaba levando o inventor a um lugar assustador: a boca de Monstro, uma baleia gigante - porém, ele consegue escapar no final. Será que veremos isso no live-action?

Imagem de capa do item

Gaivota

Uma adição curiosa ao filme, que também aparece várias vezes durante o trailer, é uma gaivota que parece ajudar o Grilo Falante em momentos de necessidade. Pelo que já havia sido revelado anteriormente, essa ave terá um nome e se chamará Sofia, a Gaivota.

No filme original, a única cena que conta com uma gaivota é quando o Grilo fica preso em uma garrafa no mar, e é rodeado por uma ave faminta. Pelo visto, essa gaivota vai agir mais como aliada do personagem - e inclusive terá falas, já que será dublada por Lorraine Bracco.

Imagem de capa do item

João Honesto e Gideão

Em uma cena muito rápida ao fim do trailer, nós podemos ver duas figuras bem malandras da animação. Trata-se de João Honesto, uma raposa esperta e ardilosa, e seu companheiro Gideão, um gato mudo que vive soluçando.

João Honesto aparece na animação para enganar Pinóquio e colocá-lo no mau caminho. Ele aqui será interpretado pelo comediante Keegan-Michael Key, e nós ainda não sabemos se Gideão será mudo como no filme original - porém, ele aparece dando uma boa marretada na cabeça de João Honesto.

Imagem de capa do item

Uma visita da Fada Azul

Ao fim do trailer, podemos ver uma das personagens mais importantes da animação original, a Fada Azul - que aqui, será interpretada por Cynthia Erivo. Ela aparece para transformar o sonho de Geppetto em realidade, dando vida ao Pinóquio.

Inclusive, essa é a única vez que podemos ver mais detalhes do boneco no trailer, já que ele mal aparece nas demais cenas. Ainda assim, trata-se de uma cena do boneco imóvel, ainda sem ter ganhado vida. Os próximos teasers devem revelar mais do personagem.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux