MultiVersus: O que esperar do jogo de luta cheio de crossover da Warner Bros?

Capa da Publicação

MultiVersus: O que esperar do jogo de luta cheio de crossover da Warner Bros?

Por Gabriel Mattos

MultiVersus, novo jogo da Warner Bros, é o sonho de qualquer fã da empresa. Afinal, de que outro jeito veríamos o Finn de Hora de Aventura saindo no soco com a Arya Stark de Game of Thrones para decidir quem é o melhor de espada? Doideira, não?

Um projeto tão ousado não deveria funcionar, mas de algum jeito deu certo, dando origem a um digno rival para Super Smash Bros. E o melhor: de graça!

O lançamento da versão beta para o grande público está previsto para julho de 2022. Por enquanto, só um grupo seleto de fãs pôde experimentar uma versão alpha do jogo, ainda bem crua, mas absurdamente divertida. Mas se você não esteve entre os felizardos, fique tranquilo: a gente vai te contar tudo sobre essa loucura no multiverso Warner.

Como funciona o MultiVersus?

Naturalmente, a primeira pergunta que vem a cabeça é se MultiVersus consegue superar Super Smash Bros., seu irmão mais velho produzido há anos pela Nintendo. E apesar de comparações serem inevitáveis, não são realmente necessárias. Mesmo tendo uma estrutura parecida, o game da Warner mira em uma experiência ligeiramente diferente. Vai de cada um gostar ou não dessas mudanças.

Como seu rival, este é um jogo de luta casual em que o objetivo principal é expulsar os seus adversários para fora da arena. Não existe uma barrinha de vida, como de costume. Na real, cada golpe vai deixando mais fácil de lançar seus inimigos para longe, te deixando mais perto da cobiçada vitória.

De início, quem está acostumado com o caos ininterrupto de Smash vai estranhar um pouco o jeito mais focado de MultiVersus. Não tem aquela infinidade de itens surgindo no mapa e ajudantes sendo convocados para bagunçar as coisas. As batalhas ainda são divertidas, mas pedem muito mais estratégia.

As batalhas de MultiVersus são um caos controlado

A principal diferença do game, apesar de parecer pouco relevante, muda completamente a experiência que é o foco em lutas de duplas. Ainda existem modos Enquanto mantém o espírito de rivalidades que torna esses jogos tão competitivos, MultiVersus traz uma forte pitada de cooperação que torna as coisas ainda mais interessantes.

O tempo todo é necessário dividir sua atenção entre os inimigos e seu aliado, para garantir que vocês estão se ajudando rumo a vitória. Existem até personagens criados especialmente para facilitar nessa tarefa, como o inédito Cachorrena que se especializa em golpes de suporte que podem virar o jogo.

Outra novidade que mexe com o jeito de jogar é o tempo de recarga dos golpes especiais. Muitos ataques mais poderosos precisam recarregar por um tempo antes de serem utilizados de novo e acabam ficando indisponíveis ou são substituídos por versões inferiores durante esta espera. Assim, atacar com precisão se torna uma parte importante da disputa.

É preciso cooperar para vencer!

Com cada vez mais coisa para se considerar na hora da porradaria, MultiVersus acaba se distanciando da experiência descontraída de Super Smash Bros e cria a sua própria atmosfera. Apesar de flertar com força com o mercado competitivo dos eSports, ainda pode ser divertido para toda a família, como um belo jogo casual.

Que personagens estão em MultiVersus?

Parte deste charme inegável vem da sua forte seleção de personagens da Warner Bros. Antes mesmo de lançar, seu elenco esbanja nomes de peso do Cartoon Network, HBO e da DC Comics. E o mais importante é que, em sua maioria, cada mínimo detalhe é carregado de personalidade, tornando os personagens únicos e muito divertidos.

Mesmo que alguns movimentos lembrem Super Smash Bros., nenhum personagem funciona de forma idêntica aos lutadores do jogo rival. Todos foram cuidadosamente construídos para realçar suas forças de forma bastante criativa.

Entre os destaques temos a Velma, de Scooby-Doo, que ataca com palavras, ideias e experimentos científicos, ao invés de apelar apenas para a violência física. Superman, da DC Comics, também chama atenção com sua postura inabalável. Combina com sua habilidade de voar que garante uma vantagem natural em um jogo que cair para fora do ringue significa a derrota.

No jogo, Tom sempre tenta atacar Jerry, mas acerta os inimigos.

Mas nenhum personagem foi adaptado de forma tão genial quanto Tom e Jerry, do desenho clássico. Os dois personagens trabalham juntos, lembrando vagamente Rosalina e Luma de Smash, mas com uma reviravolta sensacional: eles estão sempre brigando entre si em seus ataques, os adversários que são pegos por “acidente” no fogo cruzado. Faz muito sentido para uma dupla conhecida por sua eterna briga de gato e rato e funciona de maneira incrível.

Steven Universo é outro personagem que surpreende, mas dessa vez por sua versatilidade. Classificado como um lutador de suporte, suas habilidades sempre escondem um propósito secundário. Gerar um campo de cura, por exemplo, também cria um clone de melancia que parte para cima dos adversários. E acertá-los com seus poderes de gema cria uma bolha que isola os oponentes como no desenho. Tantas opções tornam um personagem difícil para iniciantes.

O elenco inicial ainda com com Jake, de Hora de Aventura; Salsicha, de Scooby-Doo; Pernalonga e Taz, dos Looney Tunes; Garnet, de Steven Universe e com a Mulher-Maravilha, dos filmes de Zack Snyder. E em breve teremos a adição do Gigante de Ferro, que ressurgiu recentemente em Jogador Número 1.

 

Com um elenco tão diverso, Arlequina acaba ficando um pouco apagada

O triste é ver que, em meio de tanta gente poderosa, Batman e Arlequina acabam sendo esquecidos. Mesmo sendo escolhidos com frequência pelos jogadores da alpha, eles não trazem ataques particularmente poderosos que os destaquem em meio à multidão. Faria bem uma melhora em seus movimentos antes do lançamento definitivo.

Onde jogar MultiVersus?

Além do conteúdo que foi demonstrado nesta prévia, novos personagens e mecânicas devem ser incorporados na versão final de MultiVersus. O jogo vai contar com uma espécie de Passe de Batalha, comum em títulos gratuitos, que presenteará assinantes e não-assinantes com cosméticos cheios de referência às obras originais.

Pela qualidade da versão alpha, o jogo tem tudo para se tornar uma verdadeira febre, melhorando a cada atualização. Sem data definitiva de estreia, o game não pretende deixar ninguém de fora dessa grande bagunça.

Referências obscuras, como essa roupa do Salsicha, chegam no jogo pelo Passe de Batalha.

MultiVersus será lançado gratuitamente para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S|X e Nintendo Switch.

Ficou animado? Não deixe de relembrar algumas franquias de Space Jam 2 que podem acabar surgindo no jogo: