Conheça os Pokémon antigos que ganharam novas formas e evoluções em Scarlet e Violet

Capa da Publicação

Conheça os Pokémon antigos que ganharam novas formas e evoluções em Scarlet e Violet

Por Gabriel Mattos

Atenção: Alerta de Spoilers!

Pokémon Scarlet e Violet chegaram ao Nintendo Switch este mês, dando início à nona geração da franquia. Além de introduzir Pokémon completamente inéditos, os novos jogos também trazem uma nova vida a clássicos Pokémon esquecidos pelos fãs, tanto com novas formas, quanto evoluções. Mas afinal, quais são os Pokémon antigos que ganharam destaque nesta geração?

Todas as Formas de Paldea

Muito foi falado sobre os polêmicos Pokémon Paradox, que listamos em outro artigo, mas Scarlet e Violet continuou a recente tradição da franquia de introduzir formas regionais que adaptam Pokémon antigos a um novo tipo. Infelizmente, poucas formas de Paldea foram introduzidas: apenas Wooper e Tauros conseguiram esta regalia.

Entretanto, existem ainda Pokémon que são considerados completamente inéditos pela Pokémon Company, mas que apresentam fortes semelhanças com criaturas clássicas — como é o caso do Wigglet, que é um Digglet do Tipo Água, e o Toedscool, um Tentacool do Tipo Terrestre.

Wooper de Paldea

Wooper de Paldea (C: Nintendo)

Wooper de Paldea, o Pokémon Peixe Venenoso, é uma variante regional do Tipo Veneno e Terrestre que vive nos pântanos de Paldea. Essas criaturas viviam debaixo d’água há milênios, mas as constantes brigas por território fizeram com que se adaptasse a terrenos pantanosos. Para manter sua pele úmida, está constantemente coberto em uma película venenosa.

Tauros de Paldea

Tauros de Paldea (C: Nintendo)

Tauros de Paldea pode ser encontrado de três formas distintas. A versão mais comum encontrada é do puro Tipo Lutador, que apresenta uma pelugem completamente preta, como touros espanhóis. Existem também cruzamentos específicos de cada jogo: a Raça Flamejante do Tipo Lutador/Fogo, de Scarlet, e a Raça Aqua do Tipo Lutador/Água, de Violet. Enquanto a primeira é mais esguia, com uma cauda trançada, a segunda é mais robusta, com um chifre elaborado.

Wigglet e Wugtrio

Wiglett e Wugtrio (C: Nintendo)

Wigglet e Wugtrio, os Pokémon Enguias-de-jardim do Tipo Água, apresentam fortes semelhanças com Digglet e Dugtrio encontrados em Kanto. Ambos são Pokémon que vivem embaixo da terra e saem apenas quando necessário, com parte do seu corpo sempre enterrada. Porém, enquanto Digglets são encontrados em campos e cavernas, seus parentes paldeanos preferem as praias e os mares.

Toedscool e Toedscruel

Toesdcool e Toedscruel (C: Nintendo)

Toedscool e Toedscruel, os Pokémon Orelha-de-Judas do Tipo Terrestre e Planta, apresentam fortes semelhanças com Tentacool e Tentacruel encontrados em Kanto. Porém, são considerados espécies completamente diferentes pela Pokédex. Toedscool mora em florestas e anda de um jeito esquisito com suas finas pernas de cogumelo. Quando evoluem para Toedscruel, se tornam altamente territoriais, sugando a energia vital de quem entrar em seu território com seus longos tentáculos.

Todas as novas evoluções de Pokémon Scarlet e Violet

Por fim, os novos jogos acabaram por apresentar quatro novas evoluções de Pokémon antigos. Eles evoluem de formas inéditas, o que explica nunca terem dado as caras em outras regiões até então.

Farigiraf

Farigiraf, o Pokémon Pescoçudo, é a forma evoluída de Girafarig, descoberto em Paldea. A cabeça em sua cauda se desenvolve e funde com seu corpo, somando o poder mental de seus dois cérebros. Assim, seus ataques psíquicos são mais poderosos, tanto na ofensiva quanto na defensiva. Está sempre alerta e, apesar de detectar perigos com facilidade, seus dois cérebros nem sempre conseguem concordar em como reagir a tempo.

  • Evolui de: Girafarig
  • Como evoluir: Subir de nível após aprender Twin Beam (nível 32).

Clodsire

Clodsire (C: Nintendo).

Em Paldea, os Wooper não evoluem no tradicional Quagsire. Como sua fisionomia foi adaptada para sobreviver a terrenos altamente lodosos, estas criaturas evoluem para Clodsire, o Pokémon Peixe Espinhoso do Tipo Veneno e Terrestre. Apesar de extremamente pacífico, preferindo descansar tranquilamente na lama de pântanos, Clodsire escondem grandes espinhos nas costas que usam para revidar de forma brutal contra ameaças.

  • Evolui de: Wooper de Paldea
  • Como evoluir: Chegar ao nível 20

Dudunsparce

Dudunsparce (C: Nintendo)

Por algum motivo, Dunsparce ganhou uma evolução em Scarlet e Violet. Mas para a decepção geral da nação, ao invés de ganhar um novo tipo ou um visual mais amedrontador, esta criatura apenas cresce e ganha novos segmentos no seu corpo. Dunsparce evolui para Dudunsparce, um Pokémon Cecilia do Tipo Normal que pode ultrapassar 4,5 m de largura.

  • Evolui de: Dunsparce
  • Como evoluir: Subir de nível após aprender Hyper Drill

Kingambit

Kingambit (C: Nintendo)

Felizmente Bisharp ganhou uma evolução à altura. Após derrotar outros de sua espécie em combate, Bisharp pode evoluir para o poderoso Kingambit, o Pokémon Grande Lâmina do Tipo Sombrio e Metálico. Esta criatura não é boa de seguir estratégias e vence suas batalhas apenas com força bruta. Pode ter uma habilidade inédita, Supreme Overlord, que aumenta seu Ataque e Defesa para cada aliado derrotado em uma mesma batalha.

  • Evolui de: Bisharp
  • Como evoluir: Subir de nível após derrotar três Bisharp selvagens que liderem grupos de Pawniard

Annihilape

Annihilape (C: Nintendo)

Quem prestou atenção nas descrições da Pokédex de Primape esperava por essa evolução. Em outros jogos, era dito que um Primape poderia literalmente morrer de raiva. Quando isso acontece, ele evolui para Annihilape, o Pokémon Macaco Furioso do Tipo Lutador e Fantasma. Dessa forma, ele alcança um poder que não pode ser contido por sua forma física, capaz de despedaçar os inimigos até o talo.

  • Evolui de: Primape
  • Como evoluir: Subir de nível após usar Rage Fist 20 vezes.

O que você achou desses Pokémon? Não deixe de comentar!

Leia também: