Percy Jackson: Existe uma versão do herói de Rick Riordan na mitologia grega?

Capa da Publicação

Percy Jackson: Existe uma versão do herói de Rick Riordan na mitologia grega?

Por Jaqueline Sousa

Se tem uma coisa que a franquia Percy Jackson tem de sobra é a diversidade de heróis e figuras grandiosas. Afinal, não é por menos, já que a base da série é a rica mitologia grega com suas narrativas e deuses fantásticos. Mas será que existe uma versão do herói criado por Rick Riordan nos mitos da Grécia Antiga (via CBR)?

Como já é de conhecimento do público, a Disney finalmente deu sinal verde para o início da produção de uma séria inspirada nos livros de Riordan. Assim, essa é uma ótima oportunidade para explorarmos a origem do personagem, que recebeu algumas liberdades criativas do autor diante do universo mitológico já pré-estabelecido há séculos.

Quem é o pai de Percy Jackson?

Nos livros, Percy Jackson é um semideus que descobre ser filho de um dos principais deuses do panteão grego, o deus dos mares Poseidon. A partir da descoberta, o garoto enfrenta uma jornada digna de qualquer herói mitológico, enquanto tenta entender a ausência do pai em sua vida.

Traçando um paralelo com a mitologia grega, os deuses realmente costumavam ter filhos e, posteriormente, os abandonavam. Grandes exemplos são os heróis Heracles e Perseus, que também enfrentaram grandes desafios assim como o personagem de Riordan.

Apesar das semelhanças com a trajetória do herói mitológico Perseus, Rick Riordan tomou algumas liberdades criativas durante a criação de Percy Jackson.

Existiu um Percy Jackson na mitologia grega?

E já que estamos falando de Perseus, não é difícil lembrar do próprio Percy Jackson, que também recebeu o nome do herói grego quando nasceu. Mas essa não é a única semelhança: a trajetória de Percy é bastante familiar a de Perseus, como o mito da derrota da Medusa, que ambos enfrentaram e está presente no primeiro livro da saga. No entanto, vale ressaltar que, na mitologia grega, Perseus não é filho de Poseidon, e sim de Zeus.

Sendo assim, embora existam diferenças notáveis, é possível dizer que o desenvolvimento do semideus fictício pode ter sido inspirado nas provações e e desafios enfrentados por Perseus, já que podemos identificar trajetórias que convergem em ambas as histórias. Riordan pode ter adicionado ou tirado um ou outro elemento, mas os fãs mais devotos certamente enxergam os paralelos ali.

Aproveite também: