Percy Jackson: Leah Sava Jeffries, a Annabeth Chase, se pronuncia sobre ataques após sua escalação

Capa da Publicação

Percy Jackson: Leah Sava Jeffries, a Annabeth Chase, se pronuncia sobre ataques após sua escalação

Por Chris Rantin

Na última semana o trio de protagonistas da série Percy Jackson e os Olimpianos foi completado. Contudo, alguns fãs não ficaram satisfeitos em ver Leah Sava Jeffries, uma garota negra, seria Annabeth Chase, que é descrita como branca e loira nos livros. Recebendo inúmeros ataques racistas nas redes sociais, a jovem atriz se pronunciou sobre o caso e foi defendida por Becky Riordan.

Em seu TikTok, Jeffries respondeu um comentário que dizia que ela não era a Annabeth Chase:

“Mas sabe o que é engraçado? É que vocês acham que repetir esses comentários vai me machucar e partir meu coração, mas na verdade não é. É engraçado como o quanto vocês estão tentando me quebrar, quando eu estou apenas vivendo minha vida. Mas querido, isso é chamado de atuação por um motivo. Qual é o propósito de atuar quando você tem um problema com uma pequena mudança na cor da pele de alguém?”

Leah em seu TikTok

Infelizmente, sua conta foi derrubada por haters pouco tempo depois. Por isso, ela fez uma live em seu Instagram (via ArgoII) para esclarecer a situação, onde agradeceu o carinho dos fãs:

“Obrigado a todos que estão dizendo que eu serei uma boa Annabeth. Eu realmente amo muito, muito, muito vocês e aprecio [esse apoio]. Para todo mundo que está odiando: Pare de fazer isso. Digo, eu sei que vocês acham que isso vai me machucar, mas não vai. Você só está perdendo tempo. Eu continuo confiante em mim mesma. Todas as outras pessoas estão confiantes e felizes comigo. Então não… não tentem me derrubar. Isso não vai funcionar.”

Através do seu Twitter, Becky Riordan, esposa de Rick Riordan e produtora da série, saiu em defesa de Leah. Em uma série de tweets, ela reforçou que a Annabeth não pertence às pessoas que estão sendo racistas.

“Algum tempo atrás vocês (os fãs) e eu concordamos em fazer as redes sociais dessas crianças os lugares mais seguros possíveis. Nós não damos espaço para demagogia. Nós focamos no que é positivo, nós apoiamos e os levantamos. Nós encorajamos os fãs a não dar espaço ao discurso de ódio velado ou explícito. Não tweet ódio. Demagogia é uma boa palavra para aprender. Precisamos conversar sobre a interseccionalidade da misoginia e do racismo? A misoginia é igualmente um problema aqui. Condenamos ambos. Estou chamando sua atenção? A Annabeth não pertence a você. Ela nunca pertenceu. Deixe Leah em paz. O Elenco de Percy Jackson merece respeito.” 

Em seguida, Riordan explicou o que aconteceu com o TikTok de Leah, que foi removido:

“Para manter vocês cientes do que está acontecendo. Sobre o TikTok. A família de Leah e a Disney estão trabalhando em uma nova conta para Leah. Nós vamos resolver isso. Nós temos toda uma equipe de social media dedicada ao trio e seus familiares. As famílias também podem ligar para Rick e eu a qualquer momento.” 

Becky também pediu que os fãs não foquem nos haters, mas sim que exaltem a atriz e seu trabalho:

“A maior parte dos haters não sabem que estão sendo misóginos e/ou racistas, então vocês não serão capazes de convencê-los de que eles estão errados. A única coisa que vocês podem fazer? Muitos de vocês já estão fazendo! Exalte o talento de Leah. Grite sua aprovação por Leah para o mundo todo ouvir. Crie artes que a honre. Celebre!”

Vale lembrar que, tão logo Jeffries foi escalada, Rick Riordan anunciou em seu blog que ele mesmo havia aprovado a escalação, exaltando todo o talento da jovem atriz.

“De todas as atrizes talentosas que procuramos para este papel, Leah Sava Jeffries rapidamente se tornou minha escolha número um para Annabeth. Nativa de Detroid, ela é uma atriz brilhante que consegue partir nossos corações, nos fazer rir e nos fazer torcer por ela na mesma cena,” contou Rick. “Leah é exatamente a maneira que eu imaginei Annabeth nos livros: inteligente, forte e corajosa, uma verdadeira filha de Atena que tem zero paciência para a idiotice de um certo Cabeça de Alga. Assistindo ela atuar com Walker e Aryan, eu vi a Annabeth Chase ganhar vida. Tão logo vocês verem ela nas telas, vocês entenderão o que quero dizer. A Garota Sábia chegou!” 

A produção de Percy Jackson e os Olimpianos, que conta com a presença de Rick e Becky Riordan, está prestes a começar. O lançamento da série está previsto para 2023.

Fique com: