Pedro Cardoso, o Agostinho, afirma que produtora roubou sua ideia para série da HBO

Capa da Publicação

Pedro Cardoso, o Agostinho, afirma que produtora roubou sua ideia para série da HBO

Por Arthur Eloi

Pedro Cardoso, roteirista e ator conhecido como o eterno Agostinho de A Grande Família, está como uma nova série na HBO Max, chamada Área de Serviço – porém ele acusa a emissora e a produtora de terem roubado sua ideia, diminuído seu cargo e de vários abusos no set de filmagens.

Cardoso publicou um vídeo de 13 minutos em seu Instagram, em que aparece falando sobre várias intrigas relacionadas ao desenvolvimento do projeto. O ator abre o vídeo afirmando que a autoria do seriado, criado por ele e sua esposa Graziella Moretto, foi tomada pela produtora Dueto Produções, em uma decisão apoiada pelos executivos da HBO Max: “Estou aqui para enterrar uma produção que foi assassinada ainda recém-nascida pela Dueto Produções e pela WarnerMedia”, afirma Cardoso.

Ao longo do vídeo, Cardoso explica o que aconteceu com o projeto, e ainda dá nomes de quem diz que lhe causou injustiças:

Graziella e eu procuramos [os executivos da Dueto Filmes] com a proposta de uma coprodução, e ela foi aceita. Mas quando a HBO foi comprada pela WarnerMedia, a Dueto negociou em segredo ser a única produtora, e Monique Gardenberg – a quem eu tinha convidado para ser diretora – se promoveu sozinha ser diretora-geral com direito ao corte final.

Hoje aos 60 anos, Pedro Cardoso afirma que teve projeto roubado por produtora e pela HBO

Com essa suposta tomada de poder, Cardoso e sua esposa passaram a ganhar créditos apenas pela atuação, em um cargo contratualmente abaixo da diretora, mesmo tendo sido prometidos os cargos de showrunners:

Eu teria que obedecer Monique Gardenberg naquilo que é a minha própria criação […] Eu e Graziella nos tornamos empregados do trabalho que nós havíamos feito existir. Já não é isso um roubo?

Além disso, o ator explica uma série de problemas no set de Área de Serviço, trazidos por problemas da produção e da direção, descritos por Cardoso como um “set disfuncional que quase nunca cumpria as cenas organizadas para aquele dia, fazendo sobrecarga sobre os assistentes de direção e sobre toda a equipe”. Ele ainda cita vários outros problemas, como baixa qualidade da montagem e da direção de atores, e explica que todo o motivo para o seu vídeo é que não tenha nenhuma associação ao projeto.

Por fim, Pedro Cardoso desafia os executivos da WarnerMedia (atual Warner Bros. Discovery) e da Dueto Produções à contradizê-lo, afirmando ter provas de tudo, incluindo gravações, contratos e relatórios das filmagens. Confira o vídeo original abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pedro Cardoso (@pedrocardosoeumesmo)

Ao AdoroCinema, a HBO Max afimou “que todas as produções e parcerias com as produtoras brasileiras são realizadas em comum acordo com todas as partes envolvidas, respeitando e cumprindo as exigências legais”. Já a Dueto Filmes, por sua vez, garantiu que “jamais se envolveu em qualquer litígio em sua trajetória e sua manifestação se dará na instância judicial”.

A trama de Área de Serviço acompanha um brasileiro criado em Portugal que retorna ao Brasil para se hospedar na mansão de sua tia, e que passa a conviver com os empregados que lá trabalham e descobre realidades muito diferentes da sua. Ainda não há previsão de estreia.

Confira também: