Pânico: Tudo que você precisa saber sobre o novo filme

Capa da Publicação

Pânico: Tudo que você precisa saber sobre o novo filme

Por Gus Fiaux

Em 2022, os fãs de filmes de terror serão agraciados com o retorno de uma das maiores sagas de todos os tempos. Pânico chega aos cinemas no dia 13 de janeiro, trazendo consigo todos os sustos, mortes e a metalinguagem pelos quais a franquia é mundialmente reconhecida. O novo filme promete resgatar personagens clássicos ao lado da nova geração de vítimas do Ghostface, em uma trama eletrizante e medonha.

Com a expectativa dos fãs lá no alto, chegou a hora de falar um pouco sobre o que podemos esperar do novo capítulo. Afinal, será um reboot ou uma continuação? Qual será sua história? Quais personagens já foram confirmados? Venha conosco e tente ficar vivo enquanto desvendamos quem está por trás da máscara do novo Ghostface!

Qual é a história do novo Pânico?

Em Pânico, vinte e cinco anos se passaram desde o primeiro filme. E agora, um novo assassino misterioso surge em Woodsboro, na Califórnia, tomando para si o manto de Ghostface e trazendo uma nova onda de crimes sanguinários na cidade, enquanto foca em um novo grupo de adolescentes como suas vítimas.

Enquanto essa nova figura enigmática faz isso, os segredos mais obscuros da história da cidade são revelados, e isso força alguns dos sobreviventes dos assassinatos anteriores a agir. É a hora de Sidney PrescottGale Weathers e Dewey Riley mais uma vez confrontarem o terrível Ghostface – e dessa vez, todo mundo é um suspeito até que se prove o contrário!

É um reboot ou uma sequência?

Já comentamos sobre isso anteriormente, mas não custa avisar: Apesar de carregar apenas o título “Pânico“, o novo filme será o quinto da franquia e deve trazer de volta elementos estabelecidos nos anteriores. Contudo, tudo indica que o filme será bem autossuficiente para quem quer mergulhar na franquia e ainda não sabe por onde começar.

Ele chega aos cinemas 11 anos depois de Pânico 4 e provavelmente, a ideia é falar um pouco sobre as várias “continuações de legado” que estão surgindo em Hollywood (e que carregam o nome dos filmes originais), como o Halloween de 2018 e A Lenda de Candyman de 2021 – que em inglês, é apenas “Candyman”, como o original.

De acordo com Kevin Williamson, o roteirista do filme original (e produtor da nova sequência), o título com o numeral 5 nunca sequer foi cogitado:

Bom, sempre foi Pânico 5 porque é o quinto filme, nós só mudamos o título porque acho que chamar de ‘Pânico 5’ nunca foi cogitado. Ninguém quer ver o número 5 no título de algo.”

O trio original está de volta! Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette retornam como Sidney, Gale e Dewey.

O elenco original está de volta!

Para a alegria de muitos fãs, o trio original de protagonistas estará de volta para uma nova sessão de sustos. Neve Campbell está no elenco, interpretando novamente Sidney Prescott – a protagonista da saga, que foi perseguida pelo Ghostface nos quatro capítulos anteriores da saga. Ela é convocada para a ação quando um novo assassino surge, usando o visual de seus antigos rivais.

Courteney Cox também retorna ao papel de Gale Weathers, a jornalista de Woodsboro que começa como uma “inimiga” de Sidney, mas aos poucos vai se aproximando da sobrevivente enquanto elas precisam enfrentar o temível assassino com força total. Conforme vimos no quarto filme da saga, ela também se casou com Dewey, por quem sempre teve uma delicada atração.

E por falar nele, David Arquette também está de volta como Dewey Riley, o xerife de Woodsboro, que precisa convocar Sidney para lidar com o surgimento de um novo Ghostface. Além do trio, nós teremos também o retorno de Marley Shelton no papel de Judy Hicks, uma das policiais da cidade. E também teremos de volta Roger L. Jackson como a voz original do Ghostface, reprisando seu papel dos filmes anteriores.

Entre as novas adições do elenco, teremos Jack Quaid (The Boys) e Melissa Barrera (Em Um Bairro de Nova York).

Uma nova geração!

Além do elenco original, nós teremos também uma nova geração de personagens, todos na mira do Ghostface – que pode inclusive estar entre eles. Aqui, teremos Melissa Barrera (de Em Um Bairro de Nova York) no papel de Sam Carpenter, ao lado de Jenna Ortega (de Você) como Tara, a irmã de Sam. As duas logo entrarão na mira do novo assassino e vão precisar de ajuda para detê-lo.

Jack Quaid (de The Boys) estrela como Richie Kirsch, junto de Dylan Minette (de 13 Reasons Why) como Wes Hicks, o filho da policial Judy. Mason Gooding (de Fora de Série) e Jasmin Savoy Brown (de The Leftovers) vão interpretar, respectivamente, Chad e Mindy Meeks-Martin, dois personagens que podem ter relação com Randy Meeks, um dos personagens do primeiro filme da franquia.

Finalizando o elenco, ainda teremos Mikey Madison (de Era Uma Vez… Em Hollywood) como Amber Freeman, Kyle Gallner (de Garota Infernal) como Vince Schneider e Sonia Ben Ammar (em seu primeiro papel nos cinemas) como Liv McKenzie. Todos eles devem ser estudantes em Woodsboro, mas aos poucos acabam na mira da faca do Ghostface!

O novo filme é comandado por Tyler Gillett e Matt Bettinelli-Olpin, responsáveis por Casamento Sangrento.

Quem comanda o novo Pânico?

Todos os quatro filmes da franquia Pânico até agora foram dirigidos por Wes Craven, mas o cineasta infelizmente faleceu em agosto de 2015, deixando muitos fãs com saudades de suas obras icônicas. Por conta disso, o novo filme da franquia será dirigido por uma dupla bem interessante: Tyler Gillett Matt Bettinelli-Olpin, que entregaram o excelente Casamento Sangrento em 2019, além de terem trabalhado em antologias como Southbound V/H/S.

Os diretores prometem honrar todo o legado deixado por Wes Craven e trazer um filme que seja igualmente tenso e assustador, mas que mantenha o aspecto satírico dos capítulos anteriores ao falar sobre o próprio gênero do terror, bem como suas convenções, clichês e arquétipos. E tendo em vista que seu trabalho em Casamento Sangrento toca em pontos similares, já é um ótimo motivo para nos deixar empolgados.

Os roteiristas da vez são James Vanderbilt (de Zodíaco) e Guy Busick (de Casamento Sangrento), que também prometem um filme cheio de surpresas e revelações. Porém, os fãs da franquia original vão ficar felizes de saber que Kevin Williamson, o roteirista que co-criou a saga ao lado de Wes Craven, também está de volta como produtor executivo – mais um ponto para o novo Pânico!

No novo filme, Ghostface vai retornar mais letal e sádico que nunca!

Quando Pânico chega aos cinemas?

Pânico será lançado no dia 13 de janeiro de 2022, aqui no Brasil. O lançamento será exclusivo dos cinemas e você já pode adquirir seus ingressos. Prepare-se para descobrir qual é a nova identidade do Ghostface e reúna-se com Sidney, Gale e Dewey enquanto eles tentam lutar pelas suas vidas novamente. E você já sabe, mas vale lembrar: nada de spoilersDeixe seus amigos terem a experiência completa desse novo capítulo, ou então o Ghostface irá atrás de você!

Pânico estreia no dia 13 de janeiro de 2022.

Abaixo, veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux