Pânico: Diretores revelam qual Ghostface matou mais

Capa da Publicação

Pânico: Diretores revelam qual Ghostface matou mais

Por Arthur Eloi

Atenção: Alerta de Spoilers!

Pânico abriu 2022 para os fãs de terror com um filme bastante respeitoso ao legado da franquia de Wes Craven, mas também bastante violento, com a versão mais impiedosa de Ghostface até agora. Diferente de outras franquias do horror, o apelo da série é que seu assassino não é um só, mas sim várias pessoas que decidem usar a máscara e sair cometendo crimes, e o novo filme não é exceção. (Spoilers do quinto Pânico abaixo)

No final do longa inédito, é revelado que Ghostface não é só uma pessoa, mas sim duas – como é tradição ao longo da franquia. Richie (Jack Quaid), o namorado da protagonista Sam (Melissa Barrera), e Amber (Mikey Madison), a melhor amiga de Tara (Jenna Ortega), revelam ter assumido o manto do assassino para tentar inspirar uma retomada da franquia Facada nos cinemas, o equivalente fictício dos filmes Pânico dentro desse universo.

Desde o primeiro filme, que também teve dois assassinos, uma dúvida sempre é levantada pelos fãs: quem é responsável por cada morte, e quem da dupla matou mais? Pela primeira vez, a própria produção respondeu essas perguntas de forma direta.

Os diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett revelaram ao Collider que a grande parte das mortes no novo filme são cometidas por Amber. Gillett explicou de um jeito bem simples:

Temos tudo mapeado. Com exceção da abertura, em que é possível dizer que ambos atacam Tara, a grande maioria das mortes são da Amber. Ela é louca!!

O ataque na cena da abertura é um dos poucos momentos em que ambos os Ghostfaces cooperaram.

O cineasta então explica que tirar a violência das mãos de Richie é, na verdade, parte da caracterização do personagem como um nerd cheio de raiva, mas que é covarde demais para assumir a faca:

Discutimos com Jack Quaid e Mikey Madison, e construímos esse relacionamento fora de tela que estava motivando eles e o plano deles. Uma das coisas que discutimos é a noção de que Richie pensa que tudo foi plano dele. Na verdade, provavelmente foi Amber que pensou em tudo, e ela é a líder. Adoramos que, no fim das contas, isso faz com que Richie seja um dos personagens mais patéticos por não querer sujar as próprias mãos. Ele ama pensar em tudo, mas é Amber que executa as tarefas.

Ao longo do filme, a única morte que Amber clama para ela é a de Dewey (David Arquette), ao dizer que se sentiria honrada de matar Gale Weathers (Courteney Cox) após ter matado o seu ex-marido. De qualquer forma, agora fica claro que a jovem é quem usa o manto de Ghostface na grande maioria das cenas violentas.

Com o retorno de Sidney Prescott (Neve Campbell) e uma nova leva de assassinatos na cidade de Woodsboro, Pânico segue em cartaz nos cinemas brasileiros. Os quatro filmes anteriores da franquia estão disponíveis nos catálogos do Globoplay e do Paramount+.

Aproveite e confira: