Oscar 2022: Jane Campion leva prêmio de Melhor Diretor por Ataque dos Cães

Capa da Publicação

Oscar 2022: Jane Campion leva prêmio de Melhor Diretor por Ataque dos Cães

Por Junno Sena

Com indicações fazendo história na categoria do Prêmio da Academia de Melhor Direção, a disputa estava bem acirrada. Além da presença de Ryusuke Hamaguchi e Jane Campion, nomes veteranos da premiação pipocaram na lista, como Paul Thomas Anderson e Steven Spielberg. Entre personalidades clássicas e “novos clássicos”, a ganhadora da categoria é tanto uma surpresa como algo esperado.

Os indicados

Ryusuke Hamaguchi no set de filmagens de Drive My Car

Na categoria estavam indicados Jane Campion, por Ataque dos Cães; Kenneth Branagh, por Belfast; Ryusuke Hamaguchi, por Drive My Car; Steven Spielberg, por Amor, Sublime Amor;Paul Thomas Anderson, por Licorice Pizza. A vencedora foi Campion.

Apenas com a indicação ao prêmio, a diretora já estava fazendo história, ao se tornar a primeira mulher com duas indicações na categoria de direção. Anteriormente, Jane Campion foi indicada pelo filme O Piano, de 1993.

Uma vitória merecida

Jane Campion no set de Ataque dos Cães

Em Ataque dos Cães, Campion tem o desafio de construir um suspense acerca da masculinidade do imaginário do faroeste norte-americano. Com Benedict Cumberbatch e Kodi Smit-McPheee nos papéis principal, seguimos a história de dois irmãos, Phil e George, que, juntos, comandam a fazenda familiar que receberam como herança.

Enquanto um é um patrão tirânico, o outro tem um temperamento dócil, sendo ignorado pelos pastores e caubóis. A trama se complica quando George se casa com Rose, uma viúva com um filho adolescente de postura dócil e “efeminada” em comparação aos padrões locais. É então que, através da direção impecável de Campion, seguimos uma batalha silenciosa em busca de poder e do direito de existir.

Confira também 20 fatos curiosos do Oscar: