O Último Ancestral: Livro afrofuturista brasileiro vai ser adaptado em RPG de mesa

Capa da Publicação

O Último Ancestral: Livro afrofuturista brasileiro vai ser adaptado em RPG de mesa

Por Gabriel Mattos

Com a eminente estreia de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, o afrofuturismo está roubando a cena mais uma vez. E no Brasil, este gênero que valoriza o protagonismo negro ganha ainda mais força com a expansão do universo fantástico de Ale Santos — o Multiverso Ancentral, iniciado com o romance O Último Ancestral. Depois de anunciar uma adaptação audiovisual, o autor confirmou nessa quarta (5) que seu livro de sucesso vai dar origem a um novo cenário de RPG.

O cenário, chamado de O Último Ancestral RPG, promete ter um papel fundamental em aprofundar a mitologia da franquia. Elementos que estarão presentes na sequência do livro de Ale, atualmente em produção com a Harper Collins, já serão introduzidos nessa história.

Game design fica a cargo de Daniel Pirraça, que adaptará o sistema de Kalymba

O sistema de roleplay segue uma adaptação das regras criadas para Kalymba, um outro RPG brasileiro de sucesso inspirado em culturas e religiões africanas. Para garantir o melhor aproveitamento do jogo, o próprio autor Daniel Pirraça foi chamado para atuar como game designer de O Último Ancestral. Ele trabalha ao lado de outro grande nome do mercado nacional: Oghan, de O Baronato de Shoah, que age como editor-chefe do projeto.

Em declaração oficial, Ale Santos revela que sua experiência com RPG de mesa foi crucial para sua formação como escritor, influenciando até mesmo a formação de seu universo literário.

“O RPG de mesa é uma das minhas bases para contar histórias, qualquer RPGista que leu O Último Ancestral reconheceu alguns elementos que naturalmente fazem sentido para uma adaptação, por isso é um passo muito natural para mim e fazer isso com uma equipe que eu confio muito e que é excelência me deixa muito tranquilo em relação ao que a gente quer entregar para nossos leitores e jogadores,” conta Santos.

O lançamento do livro de RPG será uma parceria entre a editora Craftando Jogos com a produtora Dungeonist, duas grandes especialistas na área. O jogo ainda não tem previsão de lançamento.

Leia também: