O Último Ancestral: Livro brasileiro afrofuturista de Ale Santos será adaptado em live-action

Capa da Publicação

O Último Ancestral: Livro brasileiro afrofuturista de Ale Santos será adaptado em live-action

Por Gabriel Mattos

Pantera Negra abriu os olhos de uma geração de jovens pretos que nunca se imaginaria incluída em grandes histórias de ficção. Desde então, cada vez mais autores exploraram um conceito de futuro sobre a perspectiva da cultura negra, como o brasileiro Ale Santos. Nesta sexta (8), foi anunciado que seu livro, O Último Ancestral, será adaptado para as telas.

A obra faz parte do movimento afrofuturista, que repensa a ficção científica sob a ótima de uma cultura panafricana. De certo modo, a ideia é encaixar uma representação negra em um futuro tipicamente pensado por brancos no século passado, incorporando tradições, estéticas e religiões muitas vezes apagados destas obras. No livro do Ale, isto é feito com uma forte presença do contexto nacional.

Na trama, a população negra foi segregada em Obambo.

A trama acompanha Eliah, um jovem negro talentoso das favelas de Obambo. Após ter uma visão sobre um espírito poderoso, ele decide enfrentar o domínio dos híbridos de humanos e máquinas chamados Cybergen para libertar o seu povo e resgatar sua cultura oprimida.

Até o momento, não foi definida uma previsão de estreia ou sequer um formato específico. A produção será uma parceria entre a editora HarperCollins, que publicou o livro, e a produtora RT Features, responsável por filmes como Me Chame Pelo Seu Nome, O Farol e o nacional Alemão.

O que você achou da ideia? Não deixe de comentar!

Leia também: