O Rei Leão: A razão pela qual as hienas do filme levaram a Disney a ser processada

Capa da Publicação

O Rei Leão: A razão pela qual as hienas do filme levaram a Disney a ser processada

Por Jaqueline Sousa

A Disney é uma verdadeira fábrica de filmes clássicos infantis. O Rei Leão, por exemplo, é uma das animações mais bem-sucedidas do estúdio e segue conquistando crianças e adultos até os dias de hoje. Mas você sabia que a icônica história de Simba levou a empresa do Mickey aos tribunais? Tudo isso porque as hienas da animação causaram problemas até mesmo fora das telas.

Se você está com a memória fresca a respeito da trama de O Rei Leão, deve se lembrar de que o invejoso Scar é o grande vilão do filme. Mas como todo antagonista que se preze, o leão com a cicatriz no olho contou com a ajuda de seus capangas, as hienas Shenzi, Banzai e Ed, para conseguir colocar seus planos em prática.

Assim como Scar, as hienas também aproveitam seu espaço de tela para esbanjar vilania e cometerem atitudes perversas sob o comando do chefe. O que aconteceu então para que os animais causassem problemas legais para a Disney? Bom, senta que lá vem história.

Um biólogo processou a Disney por causa da representação negativa das hienas na animação.

De acordo com o Screen Rant, durante o desenvolvimento do filme, a Disney fez uma pesquisa de campo para saber como retratar as hienas na animação. Assim, a equipe contou com a ajuda de pesquisadores de um departamento da Universidade da Califórnia para estudar o comportamento da espécie e, assim, incluí-la no filme com uma maior veracidade. Supostamente, a Disney também prometera mostrar aspectos positivos das hienas em O Rei Leão.

O problema começou quando o filme veio à tona e as hienas apareceram como as vilãs da história. A representação não agradou nem um pouco um dos biólogos do departamento, que resolveu processar a Disney por difamação de caráter. A alegação era a de que os animais foram apresentados de um jeito negativo na animação, algo que contradizia a realidade.

Como você já deve imaginar, o processo não deu em nada, afinal julgamento por difamação de hienas não é algo que aconteça em tribunais (a não ser que faça parte da trama de uma animação infanto-juvenil da Disney, aí a história é outra).

Aproveite também: