Naruto: Por que o Orochimaru ataca Konoha?

Capa da Publicação

Naruto: Por que o Orochimaru ataca Konoha?

Por Nick Narukame

Atenção: Alerta de Spoilers!

Nenhum dos vilões apresentados  pelo universo de Naruto teve tanta participação quanto Orochimaru. Presente durante as três fases do anime — clássica, Shippuden e Boruto: Naruto Next Generations — o sennin das serpentes é um dos seres mais poderosos da franquia e ainda consegue conquistar admiradores entre os fãs do ninja de macacão laranja devido a seu intenso nível de carisma e sua construção como personagem.

Mas, o que será que despertou no coração do jovem prodígio ninja o desejo de massacrar a Vila da Folha e o transformou em um vilão? Neste artigo buscaremos esclarecer os motivos por trás da invasão de Konoha durante o arco da prova chunin na fase clássica e explicar porque raios Orochimaru era tão obcecado em dizimar a aldeia.

Quem é Orochimaru?

Orochimaru perdeu os pais ainda muito cedo e, já órfão, entrou para a equipe composta por Tsunade e Jiraya cujo líder era ninguém mais ninguém menos que Hiruzen Sarutobi. Sempre apresentou um comportamento bastante reservado e uma habilidade natural no aprendizado de jutsus o que fez com que Hiruzen o qualificasse como um prodígio “daqueles que aparecem uma vez a cada geração”.

Orochimaru tinha uma personalidade conturbada já na infância.

Tsunade comenta que mesmo na infância, Orochimaru já apresentava uma personalidade distorcida e sádica, tornando possível prever que, em dado momento, ele desertaria e escolheria o caminho do mal possivelmente. Jiraya, por sua vez, atribui as atitudes de seu antigo colega de equipe a uma tentativa de esquecer os traumas pelos quais passou — uma vez que, além dos próprios pais, Orochimaru perdeu muitos companheiros em batalha e muitos deles até mesmo perante seus próprios olhos.

Por que Orochimaru não se tornou o quarto hokage?

Seja lá por qual motivo tenha sido, a ambição de Orochimaru cresceu a níveis desproporcionais e ele acabou adquirindo o objetivo fixo de aprender todos os jutsus existentes na face da Terra. Para tal, ele precisaria alcançar a imortalidade, já que não gozaria de vida o suficiente para alcançar seu objetivo por métodos naturais uma vez que a quantidade de técnicas ninjas já criadas ultrapassa os dias de expectativa de vida de um humano comum.

Orochimaru foi um dos mais cotados para se tornar o quarto hokage.

Em busca desse ideal de imortalidade, Orochimaru começou a realizar experimentos perigosos com cobaias humanas em procedimentos totalmente antiéticos. Quando descoberto, o rapaz foi renegado como ninja, expulso de Konoha e impedido de se tornar o quarto hokage, mesmo sendo um dos nomes mais cotados para substituir Hiruzen em seu posto como terceiro hokage.

O motivo do ataque a Konohagakure

Por ter sido expulso da Vila da Folha, Orochimaru desenvolveu um sentimento de ódio extremo para com ela, jurando a si mesmo que, um dia, voltaria a suas imediações e destruiria todo o local, mostrando tudo o que havia aprimorado durante seus anos de reclusão. Para que seu plano não apresentasse falhas, Orochimaru esperou por anos até o exame chunin ocorrido na fase clássica do anime, para só então atacar a Vila e concretizar sua vingança.

Orochimaru executa sua vingança durante o exame chunin na fase clássica de Naruto.

Ele só não esperava que Hiruzen fosse ser capaz de detê-lo, mesmo estando em idade avançada, sacrificando-se para selar os poderes de Orochimaru por um longo tempo e, assim, salvando a todos da aldeia do destino trágico decretado pelo então maior vilão da franquia.

Tempos depois, Orochimaru acabou tendo sua redenção e, atualmente em Boruto: Naruto Next Generations, ele até mesmo coopera com Konoha e não é mais considerado um antagonista como antes. Os episódios do anime podem ser assistidos nas plataformas de streaming especializadas como Crunchyroll, Funimation e Netflix.

Você se lembrava desses acontecimentos em Naruto? Divida o que acha dos antigos ideais de Orochimaru com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: