Não! Não olhe! – Filme seria ainda mais perturbador se um personagem não tivesse sido cortado

Capa da Publicação

Não! Não olhe! – Filme seria ainda mais perturbador se um personagem não tivesse sido cortado

Por Junno Sena

Entre macacos, alienígenas e cinema, Não! Não Olhe!, novo filme de Jordan Peele, já tem muito acontecendo em tela. Porém, ainda mais eventos poderiam ter ganho espaço no filme, adicionando ainda mais camadas a história. E, assim como o título de seu filme, a protagonista e figura misteriosa desse enredo perturbador, também teria um nome curioso: Nobody (“Ninguém” em tradução literal).

Em Não! Não Olhe! seguimos a família Haywood, descendentes da primeira “estrela” de cinema e sua caça ao Jean Jacket, uma figura alienígena de aspecto assustador. Por debaixo dessa trama, ainda temos Jupe, um chimpanzé chamado Gordy e uma sitcom dos anos 90, Gordy’s Home (A Casa do Gordy em tradução livre).

O ataque de Gordy é uma das surpresas do filme

Reunindo esses personagens e um encontro alienígena, Peele trata da sociedade do espetáculo e desenvolve diversas críticas ao capitalismo. Incluindo as marcas que ela deixa, como é o caso de Mary Jo, personagem que é desfigurada após o ataque chocante de Gordy em um episódio especial de Gordy’s Home.

Mas, outro ponto que seria atrelado a trama de Mary Jo e o incidente que a desfigurou seria um fã obcecado chamado Nobody. Entre teorias e buscas pela internet, não se sabe ao certo qual seria o papel final de Nobody para o resto da trama, mas, algumas cenas do trailer deram diversas ideias ao público.

Quem é “Ninguém”?

Nobody pode ser visto em uma rápida cena em um dos trailers do filme

Interpretado por Michael Busch, o personagem pode ser visto em um dos primeiros trailers de Não! Não Olhe! Na cena, vemos Nobody andar em um set de filmagens no meio de homens e mulheres correndo e gritando para o lado oposto.

De acordo com algumas teorias com base na cena e em falas do diretor, Nobody se infiltrou no local durante o ataque do chimpanzé com o intuito de chegar a Mary Jo enquanto todo o resto da equipe fugia do local.

O plano do homem incluía não apenas chegar perto de Mary Jo, como também sequestrá-la. Por isso, Nobody estaria em posse de uma arma. A mesma que posteriormente, como dizem algumas teorias, foi utilizada para matar o Gordy na cena que assombra Jupe até a sua idade adulta.

Uma sequência para Não! Não Olhe!?

Peele revelou que existe muito para explorar no universo de Não! Não Olhe!

Peele, em entrevista para a Collider, comentou que a primeira versão do filme tinha cerca de três horas e quarenta e cinco minutos. O que sugere que esse enredo entre Mary Jo e Nobody durariam cerca de uma hora, uma vez que a versão final de Não! Não Olhe! chegou a duas horas e quinze.

Não se sabe se haverá uma versão estendida do diretor, mas Peele revelou que ainda tem muitas histórias para contar no universo de Não! Não Olhe! Em uma entrevista para o The New York Times, Peele se mostrou surpreso no quanto da trama os fãs conseguiram resgatar com um “trabalho de detetive”.

“A história desse personagem ainda precisa ser contada, isso é o que eu posso dizer sobre. O que é uma forma frustrada de dizer que estou feliz que estejam prestando atenção. Eu acredito que o público terá mais respostas em relação a essas dúvidas no futuro. Não terminamos de contar todas essas histórias”, explicou o diretor.

Não! Não Olhe! está disponível somente nos cinemas.

Aproveite e continue lendo: