My Hero Academia: Por que o corpo de Shigaraki é coberto por várias mãos?

Capa da Publicação

My Hero Academia: Por que o corpo de Shigaraki é coberto por várias mãos?

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

My Hero Academia é uma obra sobre a grande rivalidade entre heróis e vilões e, como em toda obra envolvendo essa dualidade, os trajes são um assunto à parte. Em MHA não é diferente, os uniformes dos heróis são todos planejados para amplificar o poder de suas individualidades e ajudar a reforçar a construção de identidade de cada um. Com os vilões o mesmo acontece, geralmente com trajes mais escuros e acessórios estranhos. Entre esses, está o de Shigaraki Tomura, que além de diferente de todos os outros conta com várias mãos misteriosas – mas existe uma triste história por trás desse visual (via CBR).

Shigaraki é um dos principais vilões de My Hero Academia e em sua primeira aparição com certeza uma das coisas que mais chamou a atenção foi sua aparência. As diversas mãos ao longo do corpo do personagem tem dois motivos: o autor Kohei Horikoshi gosta de desenhar mãos e por isso criou um personagem onde poderia explorar seu gosto; e o passado conturbado do personagem. Shigaraki foi uma criança que teve uma relação difícil com seu pai devido ao seu desejo de ser um herói quando crescesse.

Todas as mãos do traje de Shigaraki Tomura.

O pai de Shigaraki abominava os heróis e descontava em seu filho, que tinha vontade de se tornar um. Isso porque a avó de Shigaraki era ninguém menos que Nana Shimura, a mestra de All Might. Ela precisou deixar seu filho para protegê-lo de possíveis ameaças e ele cresceu amargurado por isso. Para ele, “heróis se preocupam com os outros e esquecem da própria família”.

O nome real de Shigaraki é Tenko, mas ele recebeu seu nome de vilão ainda criança através de All For One. Tudo deu errado para Tenko quando ele descobre quem era sua verdadeira avó e seu pai age violentamente com ele, o deixando magoado, machucado, triste e assustado. A criança ainda não havia desenvolvido uma individualidade, mas nesse fatídico dia ele descobriu do que se tratava o seu poder. Involuntariamente enquanto chorava, Tenko abraça seu cachorrinho e ele se desintegra bem diante de seus olhos.

Assustado e sem entender o que aconteceu, isso se torna um evento em cadeia e quando ele percebe, toda a sua família havia sido desintegrada graças a sua individualidade. É assim que ele encontra All For One ainda muito pequeno e é criado por ele, recebendo um novo nome e de presente os “acessórios” que chamam atenção em seu traje: as mãos.

Aquelas eram as mãos de sua família, as únicas partes do corpo de seus parentes que se mantiveram intactas. All For One fez isso para que Shigaraki mantivesse a manutenção de seu ódio e todos os seus sentimentos negativos, tornando a individualidade do garoto cada vez mais poderosa. O grande vilão conseguiu exatamente o que queria: transformar Shigaraki em seu herdeiro e símbolo do mal.

A única mão restante de Shigaraki após sua luta com Re-Destro.

Atualmente, Shigaraki possui apenas uma das mãos – a que está em seu rosto – pois após os últimos acontecimentos no arco de My Villain Academia, o vilão derrotou Re-Destro, com o preço sendo a perda dessas mãos. Essa foi uma virada importante para o personagem, que agora age sem tanta dependência das emoções plantadas por All For One e demonstrando que ele não precisa dessas mãos para executar toda a maldade que ele e seu mestre planejaram.

Você sabia o que estava por trás do designer de Shigaraki Tomura? Conhecia a história de seu passado e como ela influenciou sua personalidade e traje atualmente? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também: