O que a Mulher-Maravilha e o Detector de Mentiras têm em comum? Resposta vai te surpreender

Capa da Publicação

O que a Mulher-Maravilha e o Detector de Mentiras têm em comum? Resposta vai te surpreender

Por Junno Sena

O teste de pressão arterial capaz de detectar se um ser humano está mentindo foi inventado em 1915. Já a Mulher-Maravilha chegou as bancas de jornal em 1941, na edição All-Star Comics #8, publicada pela DC. O que nem todos sabem é que ambos foram criados pela mesma pessoa: William Moulton Marston.

A primeira vista, o teste que serviu como base para o desenvolvimento do polígrafo e a heroína mais importante da DC, não parecem ter nada em comum. Porém, esses dois universos compartilham algumas similaridades além de seu criador. Um exemplo disso é o próprio Laço da Verdade, instrumento utilizado por Diana para aprisionar seus inimigos e obrigá-los a falar a verdade.

Marston junto de sua esposa, Elizabeth, fazendo um teste de pressão arterial.

Outro é a musa inspiradora de William: Elizabeth Holloway Marston, sua esposa. De acordo com o psicólogo, sua pesquisa ao redor do detector de mentiras começou após Elizabeth dizer que “sempre que ficava agitada ou zangada, sua pressão sanguínea subia”.

Tal comentário fez com que Marston ficasse fascinado com a possibilidade de descobrir se alguém estava mentindo através de um um teste de pressão arterial. Suas pesquisas chamaram a atenção de agências governamentais e, desde 1915, foram sendo atualizadas até chegarmos no polígrafo, criado em 1921.

Vinte anos mais tarde, Marston daria vida a Mulher-Maravilha. Novamente inspirado por sua esposa, Elizabeth, criou uma personagem que, ao invés de lutar com punhos e armas, era capaz de derrotar o mal com amor e compaixão.

Polêmicas ao redor de Marston e a Mulher-Maravilha

Pôster de Professor Marston e as Mulheres-Maravilha.

Mesmo com tantas criações importantes para a sociedade, Marston constantemente foi visto como um pária. O principal motivo para isso foi o seu relacionamento poliamoroso com Olive Byrne e Elizabeth.

Felizmente, isso não impediu que Marston vivesse sob a sua própria verdade. Sob o pseudônimo de Charles Moulton, Marston escreveu diversas histórias da Mulher-Maravilha, a fazendo viajar da ilha das Amazonas até as Américas em busca de colocar um fim a Segunda Guerra Mundial.

Em Professor Marston e as Mulher-Maravilhas, filme de 2017, a história do psicólogo e a criação de uma das personagens femininas mais importantes da cultura pop são explorados com um elenco que reúne Rebecca Hall, Luke Evans e Bella Heathcote.

Aproveite e continue lendo: