Capa da Publicação

Ms. Marvel: Roteirista responde se Kamala Khan tem TDAH

Por Chris Rantin

Ms. Marvel chegou trazendo a adorável Kamala Khan para o Universo Cinematográfico Marvel. Logo no primeiro episódio do seriado, muitos fãs foram conquistados pela personalidade marcante da garota, mas as constantes sinalizações sobre como ela vê o mundo fez surgir um debate no fandom: afinal, seria Kamala uma representação para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)? Bisha K. Ali, roteirista da série, falou sobre isso.

O TDAH, é uma doença crônica cujos sintomas incluem dificuldade em manter a atenção, hiperatividade e impulsividade — tudo o que vimos presente na heroína.

Ao longo de todo o primeiro episódio, tivemos exemplos de como funciona a mente de Kamala. Criativa e com dificuldades para se manter focada, ela é acusada de viver com a “cabeça nas nuvens”, deixando sua imaginação fluir e elaborando planos grandiosos para o seu cotidiano.

Ms. Marvel estreou hoje, 08, no Disney+

Vários fãs começaram a comentar sobre isso, questionando se Ms. Marvel seria uma representatividade de heroína com TDAH no MCU. No Twitter, Mike Sant’anna, diretor operacional da Legião dos Heróis que também é diagnosticado com TDAH, compartilhou desta impressão e comentou:

“Até que os criadores da série digam o contrário pra me provar errado, pra mim é oficial que a Kamala Khan da série tem TDAH. Qualquer pessoa com TDAH vai olhar pras representações visuais da Kamala na série e vai dizer ‘é assim que eu enxergo o mundo, pra vocês saberem’.”

Bisha K. Ali, roteirista responsável por todo o seriado, viu o tweet e respondeu:

“Eu deveria estar offline agora, mas isso é muito importante para mim. Alguns amigos com TDAH me enviaram isso, então eu estou surgindo para responder isso. Eu não sei se a Kamala Khan tem [TDAH] no MCU ou se isso é canônico nos quadrinhos, mas eu tenho, e isso afeta todos os aspectos da minha vida. Eu estou feliz que você consegue se ver nela e na série. Com amor, B.” 

Imagem de perfil
Chris Rantin

Jornalista • Editor • Mestrando em Comunicação pela UEL • Instagram e Twitter: @Chris_Rantin • "Eu sou o fogo e a vida encarnados. Agora e para sempre eu sou a Fênix!"