Afinal, Ms. Marvel está diretamente conectada a Shang-Chi?

Capa da Publicação

Afinal, Ms. Marvel está diretamente conectada a Shang-Chi?

Por Junno Sena

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis se dispôs a consertar os erros do passado da Marvel. Com uma nova representação do Mandarim que fugisse do racismo dos quadrinhos clássicos, ou limpando o passado complicado de Homem de Ferro 3, o longa não apenas foi uma boa adição ao Universo Cinematográfico da Marvel, como também fez uma ponte entre magia e tecnologia. E é nessa mesma ponte que o bracelete ancestral de Kamala Khan se debruça. Com referências a Shang-Chi, algumas das respostas que a Ms. Marvel procura podem estar no universo dos Dez Anéis.

Os Dez Anéis de Shang-Chi

Durante o terceiro episódio de Ms. Marvel, foi revelado mais sobre o passado de Aisha e Namja, um pouco da origem de seu bracelete e a existência de Djinns. Porém, alguns detalhes importantes ficaram apenas na referência imagética, como é o caso dos Dez Anéis.

Mostrado rapidamente no templo onde o bracelete de Kamala é encontrado, vemos o símbolo que não se refere apenas a organização criminosa do Mandarim, como também aos artefatos místicos presentes no filme. Veja a imagem abaixo:

Templo onde Aisha e o restos dos Clandestinos encontram o bracelete

Ainda sem explicações sobre a ligação destes dois universos, o que podemos supor é que, tanto os braceletes quanto os anéis, podem ter a mesma origem. Pois, além de emitirem a mesma cor roxa em alguns momentos, as inscrições dos artefatos são semelhantes e, foi revelado na cena pós crédito de Shang-Chi, que os anéis podem ter origem extraterrestre.

Essa última característica é para onde a série da Ms. Marvel parece estar se encaminhando. Não apenas pela presença de um braço azul no episódio três, possivelmente de um Kree, como também a inserção de múltiplas dimensões e o futuro de Kamala em The Marvels.

O Twitter @NewsLGeek apontou algumas dessas referências, que vão desde Shang-Chi até os Eternos. Veja os tweets abaixo:

O universo “amarelo” da Marvel

Essa ligação entre o “mestre do kung-fu” e a garota paquistanesa de Nova Jersey tem sido construída, também, nos quadrinhos. Desde a inserção de Amadeus Cho, a editora tem reunido personagens asiáticos, ou amarelos, em equipes especiais, buscando evidenciar a representatividade da empresa.

Enquanto Teia de Seda, Amadeus Cho, Shang-Chi e Kamala Khan se encontraram há alguns anos atrás em uma revista dos Vingadores, recentemente, Kamala, Shang-Chi, Wong e Mantis se reuniram em Marvel’s Voices: Identity #1. Nessa segunda edição de “Identidade”, a editora procurou celebrar o mês dos americanos descendentes de asiáticos e das ilhas do Pacífico.

Capa de Marvel’s Voices: Identity #1

Outro indício que aponta para onde o núcleo de Kamala Khan está se encaminhando é a inserção do ator sul-coreano, Park Seo Joon, no elenco de The Marvels. Ainda sem detalhes sobre seu papel no filme, a presença do ator de Itaewon Class pode indicar um maior espaço da cultura amarela na Marvel.

Assim como em Ms. Marvel, que tem demonstrado uma preocupação em respeitar e apresentar a cultura muçulmana, é possível que The Marvels se torne o lugar para reunir representatividade amarela e o universo cósmico da Marvel.

Aproveite e continue lendo: