Por que o Mjolnir escolheu Jane Foster em Thor: Amor e Trovão?

Capa da Publicação

Por que o Mjolnir escolheu Jane Foster em Thor: Amor e Trovão?

Por Melissa de Viveiros

Atenção: Alerta de Spoilers!

Thor: Amor e Trovão introduziu a Poderosa Thor no Universo Cinematográfico da Marvel, fato que havia sido revelado logo quando o filme foi anunciado. Essa chegada, porém, levantou inúmeras questões para o público, já que o Mjolnir havia sido destruído em Thor: Ragnarok.

O filme conta um pouco sobre o retorno do martelo e de Jane Foster, além de dar uma explicação própria do motivo para a cientista ser escolhida para portar a arma. Tudo tem início com a personagem sendo diagnosticada com câncer terminal, o que a leva a buscar todas as soluções possíveis para a situação. Quando a ciência não tem uma resposta, essa busca se volta para a magia, mais especificamente, lendas vikings.

O longa conta que o impulso de Jane de buscar uma solução mágica veio de um chamado telepático do próprio Mjolnir. Isso a leva a Nova Asgard, onde os pedaços do martelo estavam guardados e em exibição. As partes reagem à presença da cientista, e em cenas não mostradas no longa, isso permite que o Mjolnir se reconstrua, além de dar à Jane os poderes de Thor.

O porquê do martelo chamar por ela só é revelado posteriormente. No filme, é contado que, anos antes, quando ainda estavam juntos, Thor Odinson havia pedido ao Mjolnir para prometer que cuidaria de Jane, não importa o que acontecesse. Para manter essa promessa, a arma do Deus do Trovão a leva a Nova Asgard por meio de sua influência telepática e dá a ela os poderes de Thor, a transformando na Poderosa Thor.

Natalie Portman como a Poderosa Thor em Thor: Amor e Trovão. (Reprodução: Marvel Studios)

O filme sugere que o grande poder que torna isso tudo possível são os laços entre os personagens: tanto entre Thor e o Mjolnir, quanto entre o herói e Jane Foster. Mesmo sendo incapaz de curar a cientista, o martelo fez o possível para manter a promessa de protegê-la. Ao mesmo tempo, o longa mostra a força do amor de seus protagonistas, que tornou isso possível e possibilitou o retorno do Mjolnir.

Nos quadrinhos, a situação é bastante diferente. Jane também é chamada pelo martelo, mas isso acontece após Odinson se tornar indigno de erguer o Mjolnir. Ela responde ao chamado e é capaz de utilizar a arma sem esforço, se tornando a Poderosa Thor. Assim, enquanto nos quadrinhos ela o faz por ser considerada digna, no filme ela ser digna ou não nunca é uma questão.

Thor: Amor e Trovão está atualmente em cartaz nos cinemas.

Veja também: