[lodestar] Análise de One Piece, capítulo 1055: Nova Era

Capa da Publicação

[lodestar] Análise de One Piece, capítulo 1055: Nova Era

Por Márcio Jangarélli

Lodestar na área para mais uma semana maravilhosa na nação One Piece! Maravilhosa e um tantinho controversa. Para parte dos fãs, pelo menos. Vemos a resolução da batalha contra o Green Bull nas proximidades da Capital das Flores, Shanks sendo uma lenda e mais respostas (e perguntas) sobre Wano e Pluton.

Ajuste o loguepose e vem comigo investigar o capítulo 1055 de One Piece. Vocês tem medo da Nova Era?

Capítulo Anterior: Imperador das Chamas (c.1054)

(Créditos: Toei Animation/One Piece)

One Piece voltou do hiato para explodir a cabeça dos fãs! O capítulo começa em Wano, quando os Bainhas Vermelhas percebem a aproximação do Almirante Green Bull e resolvem proteger a cidade e seus aliados por conta própria. Aramaki se revela um fascistinha, apoiador dos Tenryuubito e do Governo Mundial, e afirma que vai matar milhares se necessário para capturar o Luffy. Yamato e Momo se juntam a luta, mas o novo shogun está determinado a lidar com o problema sozinho. Descobrimos, enfim, que a fruta do Almirante é a Mori Mori no Mi, a logia das florestas.

Nos arredores de Wano, encontramos um velho conhecido. A bordo do Red Force, vemos Shanks e os Piratas do Ruivo. A tripulação está animada para reencontrar Luffy depois de tanto tempo, mas, depois de relembrar rapidamente do dia em que roubou a Gomu Gomu no Mi da CP9, Shanks decide que o momento ainda não chegou. Ele afirma que há problemas mais urgentes para resolver, incluindo Bartolomeo, do Barto Club, queimando a Jolly Roger dos piratas do Ruivo. Por fim, se reunindo com Benn Beckmann, o Yonko afirma que chegou a hora de reclamarem o One Piece.

Por fim, agora no quartel general da Marinha, vemos uma conversa entre Sakazuki, Kizaru e um novo personagem, Kurouma, o chefe de Serviço Criminal. Assim, descobrimos o que aconteceu durante o Reverie: Sabo, agora conhecido pelo mundo como Imperador das Chamas, está sendo acusado de assassinar o rei de Arabasta, Nefertari Cobra. Além disso, ele e os Revolucionários declararam guerra ao Governo Mundial, resgataram Batholomew Kuma e escaparam de dois Almirantes. Para complicar ainda mais as coisas, Princesa Vivi está desaparecida desde então.

A saga final começou.

Capítulo 1055: Nova Era

(Créditos: @Greiish e Shueisha/One Piece)

Seguindo a montanha russa de emoções que foi o capítulo anterior, o 1055, intitulado “Nova Era”, é bem mais contido – mas não menos incrível ou importante. Tudo se passa em Wano, apenas em lugares diferentes. E talvez seja um capítulo um tanto controverso para algumas pessoas. Porém, pessoalmente, eu estou mais que satisfeito com o desenvolvimento dos conflitos. Quando você para pra pensar, é tudo consistente com o que já foi apresentado.

Vamos lá?

Parte 1: Batalha por Wano

O foco principal desse capítulo é a resolução da batalha entre os Bainhas Vermelhas, Yamato e Momo contra o Almirante Green Bull. E vou dizer, o novo shogun de Wano me deixou emocionado nessa loucura toda.

(C: One Piece / @Majkan)

Momonosuke é um personagem meio agridoce de início, mas que se torna gigante durante Onigashima. Ainda menino, ele é forçado a enfrentar situações e seres que nem mesmo shoguns anteriores, mais experientes, poderosos e sábios, tiveram que lidar. Ele decide desistir da própria infância, encara um Yonko mesmo sabendo que não tem chances de vitória e precisa aprender usar seus poderes de dragão com o peso de ser o único capaz de salvar os samurais e aliados da bomba flutuante que era a ilha do Kaido. Pra finalizar, depois da vitória, Momo olha o país todo nos olhos para jurar sua lealdade a essas pessoas e assumir o papel de líder. Absurdo, certo?

Agora, ele esta frente a frente com sua primeira tarefa como shogun: mostrar para seus aliados e para as pessoas de Wano que o país pode se proteger sozinho. Que ele, como líder, pode ser confiável, que pode suportar o peso da nação e dos seus amigos como o Luffy fez em Onigashima. Não é só uma questão de orgulho – ainda que também seja – mas de responsabilidade, de ajudar de volta, mesmo que isso não seja necessário. E, sinceramente, foi muito bonito assistir o Momo ali, tentando ao máximo, encarando um inimigo tão poderoso quanto um Almirante, sem se abalar. O “Boro Breath” dele vem do desespero dessa responsabilidade e a vontade de fazer jus aos seus amigos, de estar no mesmo patamar do Luffy.

Por sua vez, Aramaki mostra que sua Mori Mori no Mi é um poder a ser temido. Ele pode conjurar todo tipo de planta, inclusive uma floresta anti-chamas (o que existe, até certo ponto), suas raízes de absorção são absurdamente poderosas e, ainda que o Boro Breath do Momo pareça balançá-lo de certa forma, ele consegue literalmente renascer por sementes. Isso te faz questionar a extensão desses poderes; será que ele consegue fazer clones de si mesmo? O que é necessário para matá-lo, se ele pode simplesmente continuar renascendo. Será que agrotóxico ajuda? Quem sabe!

Acontece que essa batalha tinha alguns espectadores… dentro e fora de Wano.

Parte 2: Shanks

Não é de hoje que existe uma discussão sobre quem é mais forte, Almirantes ou Yonko. E esse capítulo traz uma resposta breve sobre isso, mesmo que não seja 100% conclusiva. Dos mares ao redor de Wano, Shanks percebe o ataque de Green Bull à Capital das Flores e resolve ajudar um pouco.

(C: Shueisha; Tradução: OPEX)

Sempre foi mostrado que o Haki do Conquistador do Ruivo é algo absurdo. Afinal de contas, ele é o único Yonko sem Akuma no Mi – até na nova formação dos Imperadores – seguindo os passos de seu antigo capitão, Gol D. Roger. Não sabemos a extensão dos poderes desses dois ainda, mas eles são monstruosos o suficiente para bater de frente com Barba Branca, Kaido e Big Mom. E não é como se esses personagens dependessem exclusivamente de suas frutas, mas são três dos poderes mais insanos já mostrados em One Piece.

Do convés do Red Force, segurando seu sabre, Shanks lança uma onda tão poderosa que atinge a área onde a batalha está acontecendo e ASSUSTA o Almirante para longe. Os Piratas do Ruivo não tinham nem mesmo escalado a cachoeira na entrada de Wano, eles estavam no mar, quilômetros e quilômetros de distância.

Isso pode até ser controverso, mas antes do ataque do Shanks, o próprio Aramaki afirma que ele só está ali agora porque o Kaido foi derrotado. E quando você para pra pensar, para segurar os Piratas do Barba Branca, em Marineford, foi necessário reunir os melhores marinheiros do mundo, incluindo os três Almirantes da época. Além disso, os Yonko possuem territórios inteiros dominados no Novo Mundo, que a Marinha não consegue se infiltrar.

Não quer dizer que, em uma luta 1×1, um Almirante perderia fácil para um Yonko. Mas, diferente dos marinheiros, os piratas possuem uma tripulação de monstros ao seu comando, com recompensas para além de 1 bilhão, além de esquemas, armas e territórios. O outro lado geralmente tem seus Almirantes monstruosos, sim, mas o reforço não é tão poderoso. No fim, não parece nem uma batalha justa.

Assim, sozinho em Wano, faz todo sentido o Aramaki sentir medo de um ataque do Ruivo. Especialmente porque Haki é a única fraqueza dele mostrada até então. E ele sendo um fascistinha covarde, que ataca quando o outro lado acabou de “fazer história pirata”, como Shanks coloca, a reação dele é mais do que satisfatória. É realista, do seu jeito, quando é assim que esse tipo de pessoa age no nosso mundo.

Importante dizer que, na mesma proporção que o capítulo passado te deixa desconfiado do Shanks, esse te deixa eufórico e restaura sua fé no Ruivo. Mas essa é meio que a forma que o Oda vem levando o personagem há algum tempo já, então permanecemos no mistério. Queria muito estar 100% do lado dos Piratas do Ruivo, mas esse momento ainda não chegou.

Ah, uma coisa MUITO legal é que vemos o Shanks fazendo algo que o Luffy também fez no passado, mas ficou dúbio. O Haki do Conquistador funciona quase que como uma presença, uma voz de comando, o usuário pode se comunicar por ele. Não quer dizer que é algo que todos conseguem entender, mas o alvo do ataque, se for forte o bastante, consegue escutar o dono daquele Haki de alguma maneira. Assistimos algo parecido acontecer com o Luffy em Onigashima e em alguns outros pontos da história.

Por fim, com o Almirante afugentado, descobrimos que não era só o Shanks que estava acompanhando a batalha. Em um dos quadros mais incríveis do mangá, vemos que Luffy, Zoro, Sanji e Jimbe estavam assistindo a luta, sentados na entrada da Capital das Flores. Era meio óbvio que eles também sentiriam a presença do Green Bull, mas é muito bonito ver que eles deixaram o Momo cuidar da situação. Mais ainda: não estavam nem um pouco preocupados com a situação.

É estranho, emocionante e arrepiante pensar que os Chapéu de Palha são a tripulação de um Yonko agora – e esse quadro demonstra isso claramente. Ali está um Imperador e seus comandantes. Agora, nem mesmo um Almirante é digno de preocupação. É um desafio, claro, assim como todo o resto do mundo de One Piece é. Mas não algo a ser temido ou evitado.

Essa é a tripulação do futuro Rei dos Piratas, eles não podem ficar intimidados por um mero Almirante ou outro Imperador.

Parte 3: A Antiga Wano

(Créditos: @Greiish e Shueisha/One Piece)

Além da batalha na superfície, esse capítulo continuou a história que está me deixando mais intrigado no momento: os segredos de Wano sendo revelados pelo Sukiyaki. Nesse sentido, a história mostrou algo ainda mais grandioso.

Seguindo por uma passagem secreta na sala onde estava o Poneglyph, Robin, Sukiyaki e, agora, Law, estão descendo para as profundezas de Wano. É uma cena desenhada de uma maneira muito similar àquela onde o Rei Cobra leva a Robin até o Poneglyph de Arabasta. E, como foi no passado, encontramos uma nova pedra e mais informações sobre a lendária Pluton.

Aqui, descobrimos que existe uma antiga Wano submersa ao redor do país atual. Que a ilha original é situada no nível do oceano e a civilização antiga vivia aos pés do Monte Fuji – que é muito, muito maior do que parece. 800 anos atrás, durante o século perdido, as barreiras circundando Wano foram criadas. Assim, ao longo do tempo, o país original foi inundado pelas chuvas, sem abertura para escoar, e a nação foi “movida” cada vez mais alto na base do vulcão, até o ponto atual, onde toda essa água contida gerou as cachoeiras.

Sukiyaki não sabe o porquê da construção das barragens ao redor de Wano, mas afirma que a missão de “abrir” Wano é, como muitos imaginavam, literal. É preciso derrubar essas barreiras e liberar o país original. O envolvimento do Zunesha e a decisão do Momo fazem todo sentido agora, ainda mais se pensarmos que a Wano atual deve cair com essa abertura e seria necessário muito planejamento para evitar o extermínio da população no processo.

No fim da escadaria, em um palácio protegido da antiga Wano, encontramos, enfim, o Lode Poneglyph. Sukiyaki afirma que, ainda que não tenha revelado essas informações para o Kaido, o Yonko descobriu o lugar por conta do Jack, que é um Homem-Peixe. Mas as revelações não acabam aqui. O ex-shogun também conta que existe mais nos subterrâneos da ilha original de Wano: é lá que está Pluton, “adormecida”.

Oda-sensei mostra alguns diagramas de como a ilha de Wano funciona nesse capítulo e eles são bem claros. A nação atual está próxima do topo do Monte Fuji, em uma “ilha” artificial. Na verdadeira base da montanha, está o país original, com o Lode Poneglyph guardado em uma caverna do Monte Fuji. Por fim, descendo mais ainda, encontraríamos Pluton. Sukiyaki afirma que nunca viu a arma ou sabe como chegar na nela.

No entanto, esses diagramas servem para outra ligação. São imagens idênticas às que o autor usou para mostrar onde Kaidou e Big Mom caíram, em suas derrotas. E, sim, eles atravessaram a Wano original, parando em uma camada de lava que é, possivelmente, onde Pluton está. É na mesma região, pelo menos. Levando em conta que não ouvimos mais nada sobre os dois ex-Yonko(?), podemos apenas imaginar que essa história ainda não terminou.

Sem pausa semana que vem! Será que veremos, depois de mais de 20 anos de espera, a lendária Pluton no próximo capítulo? Os Piratas do Ruivo zarparam das águas de Wano e o Almirante também, restando apenas os segredos da ilha para serem revelados! Já estou contando os dias para o próximo lançamento.

E você, o que achou do capítulo? Quem é mais forte, Almirante ou Yonko? E o que você espera da revelação da Pluton? Não esqueça de comentar!

Veja agora nossa lista sobre One Piece: