Capa da Publicação

Jujutsu Kaisen: Entenda o significado das falas de Toge Inumaki, o usuário de Fala Amaldiçoada

Por Flávia Pedro

Se você já assistiu ou leu Jujutsu Kaisen, se deparou com um personagem chamado Toge Inumaki, o usuário de Fala Amaldiçoada. Ele é um dos alunos do segundo ano do Colégio Jujutsu de Tóquio ao lado de Panda, Maki Zenin e Yuta Okkotsu, mas se comunica apenas falando nomes de ingredientes da cozinha japonesa — e existe um motivo para isso.

Toge é membro de uma importante Família do universo Jujutsu, o Clã Inumaki. Eles possuem a técnica amaldiçoada conhecida como Fala Amaldiçoada, que ressoa através de um selo chamado Cobras e Presas (esse que Inumaki tem ao lado dos lábios e na língua).

Apesar de uma técnica extremamente poderosa, afinal ela literalmente amaldiçoa as pessoas, as obrigando a fazer o que Toge ordena. Isso também é muito perigoso, pois a habilidade não distingue pessoas ruins de pessoas boas. O resultado disso é que Toge já amaldiçoou sem querer inúmeras pessoas inocentes, isso fez com que o garoto parasse de falar.

Toge Inumaki e seu design no filme Jujutsu Kaisen 0.

Além disso, toda vez que usa sua técnica, seu corpo também paga um preço e quanto mais poderoso for o comando dado e a maldição lançada por ele, mais abatido ele fica.

Mas Toge é um garoto gentil e para proteger a todos ele desenvolveu um vocabulário que não faz mal a ninguém: os ingredientes da culinária japonesa. Isso com certeza você já sabia, afinal não é um segredo, mas você sabe o que esses ingredientes significam em um diálogo?

Sim, os ingredientes não são só falas aleatórias que o personagem solta. Por mais que não dê pra entender bem à primeira vista o que ele está dizendo – ou tentando dizer – Toge se comunica através dessas palavras, que são equivalentes a algumas frases que nós usamos normalmente.

Gege Akutami revelou isso em uma das páginas do mangá físico de Jujutsu Kaisen 0 e segundo o próprio autor, os significados são:

  • Salmão/Shake: ele usa para afirmação, concordando ou em algo positivo;
  • Katsuobushi picado/Okaka: ele usa para negação, mostrar descontentamento ou discordância;
  • Folha de mostarda: é literalmente a pergunta “Você está bem?“;
  • Atum Atum: é sua forma de pedir para alguém falar, “diga, diga“;
  • Tuna Mayo/ Maionese de Atum: significa a frase “Falar com alguém“;

Mas segundo Akutami, todo o resto que Toge fala, nem ele mesmo como autor sabe o que significa.

Esclarecimento do próprio Gege Akutami sobre as falas de Toge (imagem retirada do mangá Jujutsu Kaisen 0).

Agora você sabe que os ingredientes que ele pronuncia não são aleatórios. Ele está mesmo se comunicando com seus amigos através dessas “palavras soltas” e Maki Zenin e o Panda já parecem ter entendido essa dinâmica do rapaz. No fim das contas, apesar de parecer um jovem estranho, Inumaki é um garoto gentil e cuidadoso que abdicou de sua própria comunicação para manter as pessoas seguras.

Você sabia que havia um significado por trás dessas falas do personagem? Conhecia o que cada ingrediente queria dizer? Bem, agora você pode entender melhor sempre que o “garoto de poucas palavras” falar com seus amigos e aliados.

Confira também:

Imagem de perfil
sobre o autor Flávia Pedro

Historiadora formada pela UFF e apaixonada por cultura japonesa, animes, mangás, filmes... Criadora de conteúdo no instagram Anime Dicria, viciada em café e leitora de fanfics ruins nas horas vagas. Instagram: fllavia_pedro