James Cameron conta como surgiu a ideia da franquia Avatar

Capa da Publicação

James Cameron conta como surgiu a ideia da franquia Avatar

Por Flávia Pedro

James Cameron, diretor e roteirista de Avatar: O Caminho da Água, revelou recentemente como surgiu a ideia de um de seus maiores projetos que tem se estendido por décadas. O cineasta revelou – em uma entrevista – de onde partiram suas ideias iniciais para a franquia Avatar e a explicação é bem surpreendente…

Você com certeza já ouviu falar que deve “acreditar em seus sonhos”, mas James Cameron levou esse ditado muito a sério quando criou todo o universo incrível de Avatar. Durante uma entrevista dada à GQ, Cameron revelou que as ideias iniciais para a franquia surgiram em um sonho quando ele tinha apenas 19 anos.

Após esse sonho ele fez alguns desenhos que vieram a se tornar os primeiros conceitos para o universo da franquia. Ele sabia que não seria um projeto simples de ser colocado em prática e se tornar realidade, tendo que primeiro ganhar a confiança do estúdio para só depois apresentar um projeto tão grande quanto o desses alienígenas gigantes azuis em um planeta repleto de cores e natureza peculiar.

Avatar 2

James contou um pouco sobre seu sonho e como os desenhos que fez desse universo tão diferente ajudaram-no a se livrar de problemas judiciais:

“Acordei depois de sonhar com esse tipo de floresta bioluminescente com essas árvores que parecem lâmpadas de fibra ótica e esse rio que emitia partículas bioluminescentes e uma espécie de musgo roxo no chão que se iluminava quando você caminhava sobre ele. E esses tipos de lagartos que não pareciam muito até decolarem. E então eles se transformaram em ventiladores giratórios, como frisbees vivos, e eles desceram e pousaram em alguma coisa. Foi tudo no sonho. Acordei super animado e desenhei mesmo. Então, eu realmente tinha um desenho. Isso nos salvou de cerca de 10 ações judiciais. Em qualquer filme de sucesso, sempre há uma aberração com papel alumínio sob a peruca que pensa que você tirou a ideia da cabeça deles. E descobriu-se que havia 10 ou 11 deles. E então apontei para este desenho que fiz quando tinha 19 anos, quando eu estava indo para o Fullerton Junior College e disse: ‘Está vendo isso? Está vendo essas árvores brilhantes? Veja este lagarto brilhante que gira, é laranja? Está vendo o musgo roxo? E todo mundo foi embora.”

Avatar se tornou o filme com maior bilheteria de todos os tempos quando estreou nos cinemas em 2009. A franquia não acaba em Avatar: Caminho da Água e Cameron promete inúmeras novidades repletas de tecnologia desenvolvidas exclusivamente para os filmes, dizendo que uma das possibilidades é assistir a um filme 3-D sem óculos 3-D!

Confira também: