Instinto Superior: Entenda a poderosa transformação de Dragon Ball

Capa da Publicação

Instinto Superior: Entenda a poderosa transformação de Dragon Ball

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Dragon Ball Super é a atual continuação da franquia criada por Akira Toriyama. Como o próprio nome sugere, as coisas estão realmente Super, principalmente os níveis de poder dos personagens. Ainda que Dragon Ball sempre tenha sido uma história com personagens poderosos, capazes de destruir com facilidade planetas inteiros, Dragon Ball Super elevou esses padrões a níveis inimagináveis.

A maior prova disso talvez seja o Instinto Superior, nova técnica usada por Goku que ainda está cercada por mistérios, mas nós te contaremos tudo o que você precisa saber sobre ela!

O que é o Instinto Superior?

Whis, o Anjo que treina Goku e Vegeta

Em Dragon Ball os Deuses da Destruição são seres extremamente poderosos que comandam cada universo, mas descobrimos que os Anjos, seus acompanhantes, são bem mais poderosos que esses seres. O Instinto Superior é uma técnica de combate dos Anjos, que foi ensinada por eles aos Deuses da Destruição.

Essa técnica então permite que seu usuário movimente seu corpo de forma instintiva, sem pensar, para que seus movimentos sejam mais fluídos e consequentemente mais rápidos. Isso acontece pois cada parte do corpo age de forma independente em relação ao ataque de um inimigo. Ele eleva a defesa e ataque do usuário, pois o corpo se move perfeitamente sozinho sem precisar que o cérebro envie sinais para os membros, o que deixa o cérebro totalmente livre para bolar estratégias enquanto o corpo luta.

Essa técnica foi citada pela primeira vez em Dragon Ball Super pelo Anjo Whis, acompanhante do Deus da Destruição do Universo 7 durante a saga Golden Freeza. Ao treinar Goku e Vegeta, o personagem afirma que os Saiyajins são muito lentos pois pensam muito antes de realizar seus ataques, o que diminuía a consistência e sua velocidade. Então ele explica a existência do Instinto Superior, que resolveria esses problemas se ambos conseguissem dominar.

Mas essa é uma técnica tão complexa que nem mesmo Deuses da Destruição conseguem dominar e executar completamente, até então só os Anjos conseguiam realizá-la com perfeição. Seu alto nível e tão grande que, dos Deuses da Destruição, somente Bills chegou mais perto de realizar seu uso com destreza, algo que aconteceu durante o Torneio de Exibição para Zeno.

Como Goku conseguiu alcançar o Instinto Superior?

Instinto Superior Incompleto

Goku com o Instinto Superior incompleto

O mangá de Dragon Ball Super explora bem melhor a questão do treino de Goku e Vegeta com o Anjo Whis. O Anjo quer ensinar os dois guerreiros o caminho para que um dia eles dominem o Instinto Superior completo, mas como dito anteriormente: nem mesmo os Deuses da Destruição conseguem a totalidade desse poder.

Mas é claro que um Saiyajin conseguiria treinar tanto seu corpo ao ponto de utilizar essa técnica. Por isso, vemos que Goku conseguiu alcançar o Instinto Superior em combate contra Jiren, no Torneio do Poder. Sua luta não estava fácil, nem mesmo seus ataques mais conhecidos como o Kaioken (que ele usou 20 vezes) e Genkidama estavam funcionando, então quando seu corpo chega ao limite de desgaste, Goku finalmente consegue utilizar o Instrinto Superior.

Diferente dos outros personagens que conseguem utilizar essa técnica, como um Saiyajin, o Instinto Superior se tornou uma espécie de nova transformação para Goku, que alterava sua aparência a deixando mais prateada e com um Ki azulado.

Nem mesmo o protagonista da história conseguiu entender essas alterações em seu corpo, mas o fato é que ele se defendia dos ataques de Jiren com perfeição de maneira inconsciente. De acordo com Whis, mesmo com tanto poder já na primeira transformação, essa ainda é a fase incompleta, pois Goku precisa treinar também sua ofensiva — que é realmente mais difícil de controlar.

Na trama, Goku utilizou essa transformação novamente para enfrentar Caulifla e Kale, duas guerreiras do Universo 6 que se fundiram para se tornar Kefla. Aqui Goku já estava mais racional e conseguia compreender bem melhor sua transformação e o que estava rolando em seu corpo.

Instinto Superior Completo

Goku com o Instinto Superior completo

Mesmo poderosa, essa técnica incompleta não seria capaz de derrotar Jiren. Após Vegeta ser derrotado, Goku precisou assumir a responsabilidade do combate e como é comum para os Saiyajins, o guerreiro superou seus próprios limites para dominar 100% da técnica. Agora sua transformação física está completa e Kakaroto também ganha cabelos prateados.

Com o Instinto Superior completo, Goku pode atacar instintivamente utilizando a totalidade da potência dessa técnica em força, agilidade, velocidade, esquiva e precisão.

Não entendam esse feito como algo fácil, Goku precisou abdicar de emoções humanas para conseguir elevar seu nível de poder, pois nesse estágio é necessário esvaziar a mente de ego, medo, raiva e qualquer outro sentimento que afete ou atrase a execução de seus movimentos. Isso é algo extremamente complexo para os saiyajins, uma vez que eles são movidos pela raiva (quanto mais eles sentem, mais fortes ficam).

Nesse ponto Goku atinge níveis de poder absurdamente altos, superando até mesmo Deuses da Destruição e atingindo a sua transformação mais poderosa em toda a franquia de Dragon Ball. Bom, pelo menos até surgirem com uma nova forma ainda mais apelona para o herói.

O que você acha dessa transformação de Goku? Sabia desses detalhes sobre ela? Acha absurdo esse nível de poder na franquia? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: