Homem-Aranha: Por que Peter Parker revela sua identidade secreta para o mundo nos quadrinhos?

Capa da Publicação

Homem-Aranha: Por que Peter Parker revela sua identidade secreta para o mundo nos quadrinhos?

Por Junno Sena

Quando Capitão América: Guerra Civil foi lançado, os leitores de quadrinhos ficaram curiosos sobre como o Homem-Aranha seria incluído na trama. Isso por que, além de sua relação com Tony Stark, outro fato importante na vida do Cabeça de Teia acontece nesse evento: sua identidade secreta é revelada para o mundo. O assunto apenas foi ganhar espaço no Universo Cinematográfico da Marvel em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, mas com diversas diferenças com os quadrinhos.

Lançado em 2006, o evento Guerra Civil prometia colocar herói contra herói. A minissérie de sete edições, que impactou todos os quadrinhos solo e de equipe da época, girava em torno da Lei de Registro de Super-Humanos, imposta pelo governo após um trágico acidente causado por um grupo de heróis.

A mesma lei obrigava que todos os heróis uniformizados revelassem suas identidades e passassem a ser supervisionados pelo Estado. É então que a comunidade heroica se divide em duas: os que apoiam a Lei, liderados por Tony Stark, e os que são contra, comandados pelo Capitão América.

Evento dividiu os heróis dos quadrinhos da Marvel

Porém, o combate entre esses dois grupos estava longe de ser apenas físico. Os personagens também precisavam lidar com a aceitação do público e com a mídia. Como o bom “relações públicas” que é, Tony Stark oferece um emprego e segurança para Peter Parker, desde que ele se junte ao seu grupo e revele sua identidade ao mundo.

É então que temos um Peter diante das câmeras, listando os motivos do porquê está fazendo isso e retirando sua máscara, revelando sua identidade e tomando algumas figuras de surpresa, como o J. Jonah Jameson.

“A Lei de Registro de Super-Humanos nos dá uma escolha: Nós podemos continuar a tendência que o Capitão América defende e ter pessoas com poderes completamente soltas… Ou podemos ter super-heróis legitimados e que poderão conseguir a confiança do público”, diz Peter antes de revelar sua identidade.

Peter Parker revela sua identidade em Guerra Civil #2

Ao fim do arco, as coisas não vão tão bem para o herói. Além de ver a si mesmo e sua família atacados por vilões, Peter precisou lidar com sua identidade revelada em um mundo pós-Guerra Civil.

Em 2007, os roteiristas tentaram lidar com essa situação em Um Dia a Mais, colocando o herói para fazer um acordo com Mephisto. O mesmo incluía a segurança de Tia May, que estava a beira da morte após um ataque de vilões, e a identidade do Homem-Aranha retornando ao status de anônima. Em troca, Peter acabou com seu casamento com Mary Jane.

Já nos cinemas, a situação de Peter terminou bem mais dramática. Para reverter o fato de que todos sabiam da sua identidade secretar, o Doutor Estranho apagou isso da memória deles. Com isso, Peter acaba sozinho em um apartamento após todo o mundo passar a ignorar sua existência.

Aproveite e continue lendo: