Harry Potter: Por que nome de batismo de Voldemort é diferente em alguns países, incluindo o Brasil?

Capa da Publicação

Harry Potter: Por que nome de batismo de Voldemort é diferente em alguns países, incluindo o Brasil?

Por Gus Fiaux

Muito antes de se transformar em um dos bruxos mais assustadores de todos os tempos, Lord Voldemort era um feiticeiro normal, que passou anos maquinando para ascender ao poder e dominar todo o Mundo Bruxo, destruindo qualquer um que fosse considerado “impuro”. Tom Riddle teve uma infância perturbada e foi se transformando em um ser diabólico e apavorante.

Entretanto, uma grande curiosidade dos fãs tem a ver com o nome de batismo do vilão. Quando Harry Potter e a Câmara Secreta foi lançado, em 1998, o livro trouxe nosso primeiro vislumbre de quem era Voldemort antes de ser, de fato, Voldemort. Nos Estados Unidos e na Inglaterra, o nome do bruxo era Tom Marvolo Riddle, mas no Brasil o personagem ganhou outro nome: Tom Servolo Riddle

Muitos sempre se questionaram sobre essa adaptação, já que vários nomes da franquia chegaram a ser alterados pela tradutora Lia Wyler para se encaixarem em um contexto mais acessível para o público alvo dos livros: adolescentes e crianças. Desse jeito, James virou TiagoDudley virou Duda e até mesmo Bellatrix ganhou uma versão “simples”, Belatriz.

No entanto, sobrenomes normalmente não eram tocados pela tradutora. No caso do nome de batismo de Voldemort, a explicação está em uma cena muito específica que temos ao final do livro, quando Harry Potter finalmente entra na Câmara Secreta e se depara com o fantasma de Tom Riddle, que até aquele momento, ele nem sabia que era seu maior inimigo.

Tradução tem a ver com o anagrama.

Riddle conjura algumas letras no ar, que logo são reorganizadas. Originalmente escrita “Tom Marvolo Riddle”, a frase se transforma em “I Am Lord Voldemort“. No Brasil, a adaptação foi feita para recontextualizar todo esse momento. Assim, “Tom Servolo Riddle” acaba virando “Eis Lorde Voldemort

E não foi apenas no Brasil que Riddle ganhou outro sobrenome. Nas versões suecas, Tom Gus Mervolo Dolder é seu nome oficial, que vira Ego Sum Lord Voldemort – uma expressão em latim, assim como a maior parte dos feitiços da série.

Os filmes de Harry Potter estão disponíveis no HBO Max.

Abaixo, veja também: