Harry Potter: Jon Stewart critica a franquia de JK Rowling por estereótipos antissemitas em duendes

Capa da Publicação

Harry Potter: Jon Stewart critica a franquia de JK Rowling por estereótipos antissemitas em duendes

Por Flávia Pedro

Após todas as polêmicas dos 2 últimos anos envolvendo JK Rowling e seus comentários transfóbicos, recentemente foi a vez de novas acusações em torno da autora, dessa vez a relacionando ao antissemitismo. Durante o episódio de um podcast chamado The Problem With Jon Stewart, o apresentador acusou a autora de utilizar estereótipos de judeus em sua caracterização dos duendes do universo mágico de Harry Potter (via Variety).

No universo de fantasia de Harry Potter, os duendes trabalham no banco dos bruxos, o Gringotes, sendo responsáveis por cuidar de finanças e afins, algo que por si só já é frequentemente encontrado em estereótipos de judeus. O ponto de Jon Stewart, porém, é que os duendes são fisicamente muito parecidos com caricaturas antissemitas do século passado e cita como exemplo um livro de 1903, o “The Protocols of the Elders of Zion”.

Veja abaixo uma dessas caricaturas retiradas do livro:

Caricatura de um judeu no livro de 1903.

No episódio, Jon comenta a semelhança das caricaturas com os seres de Harry Potter, destacando o elemento antissemita da construção destes últimos, como contou:

“Falando com as pessoas, é isso que eu digo: Você já viu um filme de Harry Potter? Você já viu as cenas no banco Gringotes? Sabe o que aquele pessoal que comanda o banco é? Judeus! E eles respondem ‘Oh, [aquela ilustração é] de Harry Potter!’ E você fica tipo, ‘Não, aquela é uma caricatura de um Judeu de uma obra de literatura antissemita’. J.K. Rowling os criou tipo, ‘Podemos colocar esses caras para comandar nosso banco?’ É um mundo mágico… nós podemos voar em dragões, podemos ter corujas de estimação… mas quem deveria comandar o banco? Judeus. Mas e se os dentes deles fossem mais afiados?”

Ele continua sua afirmação dizendo que inclusive esperava que mais pessoas reparassem e compreendessem a recriação de um estereótipo preconceituoso que a autora estaria reforçando ali. Stewart diz que foi estranho para ele ver que mais ninguém falava sobre isso já que, para ele, era algo óbvio e absurdo.

Um duende nos filmes de Harry Potter.

No twitter, o grupo de caridade Campaign Against Antisemitism fez uma declaração em defesa de J.K. Rowling em seu Twitter (@antisemitism), afirmando que ela esteve bastante envolvida na defesa da comunidade judaica ao longo dos anos. Eles também afirmam que os duendes e sua aparência são apenas parte de como eles são retratados na literatura ocidental em geral. Vale destacar que, no original, as criaturas são chamadas de goblins, e é este o grupo de criaturas ao qual a organização de caridade se refere.

O comunicado da organização de caridade.

ATUALIZAÇÃO:

Nesta noite (05), após a enorme repercussão de seus comentários, que entraram para os assuntos mais comentados do Twitter um mês depois de serem originalmente divulgados, Jon Stewart veio a público explicar o contexto em que suas palavras foram ditas. Para o mesmo, nunca houve a intenção de atacar J.K. Rowling ou sua obra diretamente.

O apresentador reforça que, no podcast em questão, foi feito um relato de sua experiência pessoal assistindo Harry Potter pela primeira vez sendo judeu. Segundo ele, “alguns estereótipos estão tão impregnados na sociedade que são basicamente invisíveis, mesmo em um processo considerável como o cinema.” Seus relatos, enfatiza Jon, foram feitos em um contexto descontraído entre amigos, não como uma acusação a autora.

Ainda assim, alguns fãs não estão lidando bem com essa informação, principalmente pelo histórico polêmico da autora. Mas o que você acha de mais essa polêmica para a conta da JK Rowling? Concorda com os apontamentos ou discorda do que foi dito por Jon? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também: